terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cultura inútil da terça #26

26 semanas se passaram, e ainda há cultura inútil por aqui.
O tema a ser abordado hoje seria legal se fosse abordado no aniversário da cultura inútil, mas como o dia do aniversário do 1° ano da cultura inútil não cairá numa terça feira, então, abordo hoje a temática.



Por que você comemora aniversário?
Ah, porque é mais um ano de vida.
Na verdade é menos um ano de vida, cara pálida.


Leia esta cultura inútil e saiba de onde surgiram alguns costumes. Tais quais o de presentear o aniversariante, o de ter bolo redondo, o de fazer um pedido ao apagar velhinhas velinhas, o de ter velinhas em cima do bolo, e outras dúvidas inúteis que não farão a menor diferença em suas vidinhas medíocres.
Há indícios que a comemoração do aniversário existe desde o Egito Antigo, há cerca de 3000 a.C.
Porém, a comemoração era restrita a deuses e faraós, tanto na cultura egípcia quanto na grega.
Em Roma, o privilégio era concedido ao Imperador, à sua família e aos senadores.

Inicialmente, nos primórdios do cristianismo a comemoração do aniversário foi abolida por estar ligada ao paganismo, mas no Século IV, a Igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, Natal, e então as comemorações de aniversário foram acatadas pela Igreja, assim como muitas outras festas pagãs.

O Bolo com velas foi um costume herdado dos Gregos, que todo dia 8 ofereciam uma torta com uma vela em cima, simbolizando a lua cheia, para a deusa Artemis.
A Lua Cheia seria a forma como a deusa se expressava.

Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Os gregos acreditavam/acreditam que cada um tinha/tem um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia/assiste seu nascimento e vigiava/vigia sobre ele em vida. Este espírito tinha/tem uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia/nasce. Os romanos também endossavam essa idéia.
O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos.
Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis (que é uma das sete maravilhas do mundo antigo, lembra da primeira cultura inútil?). 
As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias (os parabéns) tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.

#Curiosidades Inúteis:
- Acredita-se que os balões foram os primeiros brinquedos das crianças. É claro que os primeiros não eram feitos de borracha, mas de intestinos e bexigas de animais mortos (daí que vem alguns chamarem de bexiga, eu chamo de balão) inflados com ar. Eles passaram a figurar nas festas de aniversário como um agrado às crianças.

- A tradição de enviar cartões de aniversário começou na Inglaterra, no início do século 20. Os cartões serviam como um pedido de desculpas carinhoso quando a pessoa não podia visitar o aniversariante. Hoje muita gente prefere entregar o cartão pessoalmente.

3 comentários:

  1. Postagem muito interessante, realmente o uso de cartões é uma ótima tática para um pedido de desculpas carinhoso..

    Mas tenho que discordar do autor, qdo ele se refere como sendo "Na verdade é menos um ano de vida", na minha opinião é sempre mais um ano de vida, assim como o copo está sempre meio cheio!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre depende do ponto de vista. Eu, pessimista como sou, sempre vejo pelo pior lado.

    ResponderExcluir
  3. Coloque a mão no seu peito. Está ouvindo as batidas? É uma contagem regressiva.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: