quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dica do dia

Pensei nesta postagem na sexta feira, quando gritei muito e notei que não fiquei sem voz.
E a motivação principal para escrever esta postagem foi a minha sorte do dia do orkut:

Uma maçã por dia traz saúde e alegria.

Bem, não fiquei sem voz até segunda feira. Mas não cheguei a ficar rouco. Minha voz está parecida com voz de adolescente quando está sendo atacado pela atividade hormonal e acaba trocando de voz. Fica aquela coisa, voz grossa com falhas.

Mas como sou esperto e matuto, conheço muito bem minhas cordas vocais e sei como cuidá-las.
Eis algumas dicas:
Coma maçã. Essa é a principal dica.

Evite açúcar em excesso:
Lactose, chocolate, refrigerantes. Prefira sucos naturais.

Beba água natural, no máximo fria, nunca gelada.
Em dias frios e em dias secos, inspire ar pelo nariz. O ar que tu puxa pela boca afeta diretamente tua garganta, consequentemente, tuas cordas vocais. Ar seco e ar frio não te fazem bem, por isso, evite ar condicionado.
Treine respiração pelo diafragma, tu conseguirá distribuir e controlar melhor o ar que passa por tuas cordas vocais sem tensionar sua caixa torácica.
Evite tossir. Quando tu tosse, muito ar passa por sua garganta, e este ar passa com pressão, afetando as cordas vocais. Se tiver com a garganta irritada, prefira engolir saliva pra lubrificá-la a tossir.

Não saia gritando por aí feito louco.
Não brinque com sua voz (tipo, imitar o scooby-doo) sem aquecer devidamente suas cordas vocais. 

Isso tudo te ajudará a manter uma voz boa. Há anos eu não sei o que é ficar rouco, mesmo com o frio do velho o oeste paranaense me castigando.

2 comentários:

  1. TU poderia fazer um post-explicativo de como respirar pelo diafragma..
    TU poderia também explicar como não tossir ou gritar quando se está com vontade de fazer isso?? (o que poderia substituir, por exemplo, a vontade louca de gritar para seu idolo adorado)

    Fiquei com muita curiosidade de como seria um ATAQUE da atividade hormonal sobre um adolescente!!! =p

    ResponderExcluir
  2. AH, respirar pelo diafragma é realmente difícil. É o tipo de respiração que tu usa quando é criança, force o músculo, vá tentando, perceba que quando tu inspira ar seu diafragma infle, não seus pulmões.

    Como não tossir eu escrevi ali. Lubrifique tua garganta com saliva. Claro que nem sempre dará certo, mas ajuda bastante.
    E gritar... Ah, grite sim, dei a dica porque isso estraga a voz, mas normalmente o grito vale a pena ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: