A origem das sete notas musicais utilizadas no ocidente provém de uma homenagem a São João Batista, no oriente o sistema musical é diferente.
Guido D’arezzo, célebre músico do século XI, foi quem deu nome aos sons musicais, aproveitando a primeira sílaba de cada verso de um hino cantado a São João Batista por um coral de meninos daquela época, que costumava antes de suas apresentações em público, cantar este hino, pedindo com fé à São João Batista que protegesse suas cordas vocais.
Hino a São João Batista:
UT queant Laxis
RE sonare Fibris
MI ra gestorum
FA muli Tuorum
SOL ve polluti
LA bri Reatum
Sanctre Ioannes.
Tradução:
Purificai bem aventurado João, os nossos lábios polutos, para podermos cantar dignamente as maravilhas que o Senhor realizou em ti.
Dos altos céus vem um mensageiro a anunciar a teu Pai, que serias um varão insigne e a glória que terias.
Notas Musicais: UT, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI.
A sílaba UT era difícil de ser cantada, por isso foi substituída por DÓ.
O SI foi formado da primeira letra de Sanctre e da primeira de Ioannes.
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