quarta-feira, 9 de março de 2011

Cultura inútil da terça #4 (Na Quarta)

Pois é galerë ontem foi terça feira, dia de cultura inútil aqui no blog, mas como ontem era dia da mulher carnaval eu não fiquei em casa, então não postei nada. E como este blog é meu é do Diandro, logo, não se tem regras, posso muito bem postar cultura inútil na quarta ao invés de postar na terça. E fica até bacana, porque este é o quarto post de cultura inútil, então ele combina com quarta feira. Hã, hã, entendeu? 4º post, 4ª feira.
Tá, dane-se isso.
Nos posts anteriores vim falando sobre 7 maravilhas, 7 dias da semana, 7 notas musicais... Neste post comentarei rapidamente, mas rapidamente mesmo, sobre as 7 cores do arco-íris, ou melhor, sobre o arco-íris em si.
Na mitologia grega Íris era a mensageira da deusa Juno. Como Íris descia do céu num facho de luz e vestia um chalé de sete cores ela deixava no céu um arco, e daí surge o termo "arco-íris". A divindade também deu origem ao termo íris, dos olhos.
Segundo os cristãos, o arco-íris simboliza a união entre deus e o homem, o livre arbítrio. Segundo a lenda bíblica o arco-íris apareceu no céu pela primeira vez depois de um dilúvio que durou 40 dias e 40 noites (aquele mesmo em que Moisés Noé construiu uma arca onde um casal de cada espécie de animais terrestres ficaram hospedados durante o tal dilúvio). Antes do dilúvio deus teria destruído, com uma chuva de meteoros, duas cidades: Sodoma e Gomorra, as cidades do pecado. Depois de destruir as cidades deus pediu para que Noé construisse uma arca e depois choveu por 40 dias e 40 noites. Depois dessa chuva deus "prometeu" não mais influenciar na vida dos homens, surgiu então o livre arbítrio, e deus mostrou no céu um arco-íris, simbolizando sua promessa. E depois de toda chuva este arco-íris apareceria.

Me corrijam se estiver errado sobre a lenda da arca de Noé, eu não fui pesquisar no google, contei somente pelos meus conhecimentos.


Ah, as sete cores do arco-íris são:

Vermelho
. Laranja
. Amarelo
. Verde
. Azul
. Anil
. Violeta

 Essas são as cores que fazem parte do espectro de luz visível para o ser humano. As cores resultam do comprimento da onda da luz.


Cores do espectro visível
CorComprimento de ondaFrequência
vermelho~ 625-740 nm~ 480-405 THz
laranja~ 590-625 nm~ 510-480 THz
amarelo~ 565-590 nm~ 530-510 THz
verde~ 500-565 nm~ 600-530 THz
ciano~ 485-500 nm~ 620-600 THz
azul~ 440-485 nm~ 680-620 THz
violeta~ 380-440 nm~ 790-680 THz
As ondas com freqüências menores que a do espectro vermelho são chamadas infra-vermelho, e as com freqüência maiores que a do espectro violeta são chamadas ultra-violetas. Essas ondas/raios (infra-vermelho e ultra-violeta) são invisíveis ao ser humano, mas são sentidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: