sexta-feira, 11 de março de 2011

Orkut

O Orkut ainda é a rede social mais popular do Brasil, surgiu em 2004, foi a primeira rede social do estilo, teve seu ápice de 2006 a 2008 (fiz o meu em 2005), quando se tornou popular a todas as classes, desde o tiozinho que navega na internet até o emo que não fala com ninguém, sua popularização também se deve à grande expansão do acesso à internet no Brasil.
Com a popularização, vem também os problemas. Muitos vírus sendo passados via scraps e em comunidades, muito spam, muita gente inventado história. Isso fez com que o orkut perdesse alguns usuários. Em 2009 outras redes sociais como o Twitter e o Facebook começaram a crescer bastante no Brasil, fazendo com que o Orkut perdesse cada vez mais usuários. Com o objetivo de manter os usuários, a Google, dona do Orkut, fez de tudo para inovar sua rede social. Permitiu o acesso a aplicativos, como jogos, notícias e demais utilidades -lembro de quando o buddy poke era a sensação do orkut-, fez o novo Orkut e fez com que o tal novo orkut virasse o assunto da semana na internet, só quem tinha convite é que poderia ter o novo Orkut -fez com que o Orkut ficasse parecido com o Facebook, particularmente, continuo usando o antigo, acho melhor.
Uma das piores inovações do Orkut, na minha opinião, é a janelinha de promoção - aquela que aparece no canto superior esquerdo. A idéia é boa, criou-se um espaço onde você poderia fazer propaganda de alguma coisa sem gastar nada de grana $$ por isso, e é inevitável, você sempre olha naquele cantinho -até criei uma promoção da peça A Cantora Careca quando estávamos em cartaz-. Mas a tal janelinha ficou banalizada, como quase tudo no orkut. Sempre olho e vejo coisas do tipo: "Se você adora o lindinhuu da fotuh promovi aeewww" E na tal foto aparece algum Restart, Justin Bieber ou qualquer um desses astros adolescentes. Ou então aparece aquelas chatices: "Meu filho tem câncer, se você clicar em promova vou ganhar alguns centavos e vou curar a criança." E na foto aparece uma criança doente, algo nada agradável às minhas retinas.
Também tem aquelas promoções do tipo: "Se ama Jesus/deus promova."
Além da tal promoção, outra inovação para o Orkut, foi a opção de mandar o mesmo recado para todos, ou algum grupo de amigos. A idéia é boa também, quando você quer avisar um grupo de amigos que você vai viajar no fim de semana ou qualquer coisa do tipo, mas isso também foi banalizado. Recebo inúmeros recados avisando pra denunciar uma comunidade: "Jesus devia ter apanhado mais" e mandar o tal recado pra todos os contatos. Beleza, eu também não gosto de uma comunidade assim, pois desrespeita a fé das pessoas e blá blá blá. Mas não há motivos pra denunciar, não é crime nenhum participar da comunidade, acabar com a liberdade de expressão é considerado crime, pior do que as pessoas que participam da tal comunidade são as pessoas que mandam esse tipo de recado.
Digamos que o Orkut é uma "evolução" dos e-mails. É mais prático mandar um scrap do que escrever um e-mail. É mais fácil discutir determinado tema numa comunidade do que criar um grupo de destinatários de e-mail. É mais cômodo criar um álbum de fotos seu e deixá-las disponíveis para quem você quer que veja do que ficar mandando fotos via e-mail pra todo mundo...
Tendo em vista o quesito "evolução", o tanto que me chateia as correntes de e-mail não chega nem perto do quão eu fico PUTO com as banalidades do Orkut.

Enunciei vários motivos pelo qual o Orkut não é mais tão popular, em outros posts vou enunciar motivos pelos quais eu ainda gosto do orkut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: