quarta-feira, 2 de março de 2011

Contando Trichoderma

Enquanto o colega Diandro reclama de ter que contar Trichogramma, eu ontem tive que contar Trichoderma.

Trichoderma é o nome de um fungo pelo qual trabalho no projeto de pesquisa. O que contamos foram os esporos, claro que o procedimento de contagem é diferente do procedimento que o Diandro explicou para o Trichogramma, afinal, o fungo é um microorganismo. Tivemos que contar no microscópio, utilizamos a câmara de Neubauer, onde é "pingada" uma gota da solução com os esporos a serem contados:

Nessa câmara há uma parte assim:

Não achei uma imagem melhor, mas esta serve de referência (vista do microscópio)
Ali onde aparece em azul o L é a parte que utilizamos pra contar, são 4 quadrantes com 16 quadrados, o zoom são nesses quadrados menores. Em cada um desses quadrados há cerca de 80 esporos pra serem contados. Dos 16 quadrados que há em cada quadrante são contados os esporos de 8 deles. Ou seja, cerca de 640 esporos por quadrante, 2560 esporos a cada contagem. Pelo menos 3 pessoas fazem essa contagem, depois é feita uma média para saber quantos esporos há ali.

Ontem fiquei a tarde toda contando os tais esporos, e todo trabalho foi perdido, porque antes de chegarmos na terceira contagem a solução que estava sendo analisada foi secando porque tava muito quente dentro do lab, e assim seria impossível contar os "bixinho". Isso aconteceu duas vezes ontem e meu serviço da tarde toda foi em vão. Esse tal microscópio é bem bom pra quem está afim de usar óculos, a vista fica muito cansada.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: