terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cultura inútil da terça #33

Estamos na 33ª postagem desta merda da mais querida série deste blog. 33 é a idade de Cristo.

Cristo foi um marco para a História, tanto é que, na cultura ocidental, os anos são contados a partir de seu nascimento.
Mas quem começou com essa história de contar os anos a partir do nascimento de Cristo? Como eram contados os anos antes dele nascer? Quando os anos começaram a ser contados a partir de seu nascimento? Existe o ano 1 a.C. e o 1 d.C., Mas existe o ano zero?

Pois é, caro leitor. Estas são dúvidas que nos afligem e devem ser cessadas antes de nossos óbitos. Então, para poder morrer em paz, leia esta postagem.
Antes de a contagem dos anos começar a ser feita a partir do nascimento de Cristo, o marco histórico para contagem dos anos era a fundação de Roma.
Atribui-se ao Monge Dionísio a forma pela qual os anos são contados hoje em dia. Ao elaborar uma tabela com a data da Páscoa numa série de anos, ele usou pela primeira vez a expressão "era cristã", designando os anos subseqüentes ao ano de 753 da fundação de Roma.

ACDC
ANOS DA FUNDAÇÃO DE ROMA748749750751752753754755756757758
ANOS DA ERA CRISTÃ-9-5-4-3-2-112345


Pois bem, Monge Dionísio errou. Errou tanto ao esquecer de colocar o ano zero intermediando os dois períodos, como ao fixar o nascimento de Jesus no ano 753 da "era romana". Pesquisadores estabelecem um período de até seis anos antes para o nascimento de Cristo. Conseqüentemente, está errado contar como ano 1 do período cristão, o ano de 754 da "era romana".

A bíblia nunca foi explícita com datas, o que dificulta muito o trabalho dos historiadores.
Mesmo chegando-se a conclusão de que o Monge Dionísio estava errado, a forma e as datas estipuladas por ele é que são as aceitas e utilizadas até os dias de hoje. Afinal, resolver complicações do evangelho, passar por cima de tudo que foi feito, bater de frente contra a Igreja não é nada fácil.
Ah, segundo a versão adotada na contagem dos anos... Não existe o ano zero. Assim como não existe o número zero nos algarismos romanos.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: