terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cultura inútil da terça #2

Semana passada foi estreado o tópico da cultura inútil, o tema abordado foi o das sete maravilhas do mundo antigo. Nesta semana abordarei o tema dos sete dias da semana.


Na cultura cristã, a semana tem sete dias porque este foi o tempo em que o mundo universo foi criado (na verdade seis dias, o último foi o dia do descanso). Mas na verdade o fato de a semana ter sete dias vem da astronomia, povos antigos já observavam os astros celestes, até mesmo a cultura maia tinha a semana com  sete dias.
A relação dos dias da semana está ligada ao ciclo lunar, que dura sete dias cada fase, e 28 dias cada ciclo completo.
O nome dado aos dias da semana está relacionado ao nome dos planetas conhecidos desde a antiguidade.


Mas isso somente nos outros idiomas:


Domingo, Sunday --> Dia do Sol (em inglês)
Segunda-feira, Lunes, Monday --> Dia da Lua (em inglês e em espanhol)
Terça-feira, Martes --> Dia de Marte (em espanhol)
Quarta-feira, Miercoles --> Dia de Mercúrio (em espanhol)
Quinta-feita, Jueves --> Dia de Júpiter (em espanhol)
Sexta-feira, Viernes --> Dia de Vênus (em espanhol)
Sábado, Saturday --> Dia de Saturno (em inglês)


Mas os dias da semana não eram homenagem somente aos planetas, eram também homenagem a deuses pagãos: Marte (Ares na mitologia grega), o deus da guerra; Mercúrio (Hermes na mitologia grega), o mensageiro dos deuses; Júpiter (Zeus na mitologia grega), o deus do trovão e rei dos deuses; Vênus (Afrodite na mitolia grega), a deusa do amor e da paixão; Saturno (Cronos da mitologia grega), deus da agricultura, justiça e força (na mitologia grega Cronos é um Titã, filho do Céu e da Terra, pai de Zeus).


A pergunta que não cala é: porque em português os nomes não são homenagem aos deuses e planetas?
Isso porque a igreja católica combateu os nomes pagãos. A campanha só deu certo, no continente europeu, em Portugal. Os nomes adotados para os dias da semana foram: prima feria, secunda feria, tertia feria, quarta feria, quinta feria, sexta feria, septima feria. O sistema foi similar ao sistema judaico, que batizou os dias da semana como sabbatum, prima sabbati, secunda sabbati, tertia sabbati, quarta sabatti, quinta sabatti, sexta sabatti.
Feria significa “dia de festa”, “dia santo” em latim. A Igreja santificou os dias da semana. Depois o primeiro dia receberia o nome de “dia do Senhor” (Domenicus dies). Por influencia judaica, o sétimo se denominou “dia sétimo”, “dia do sabá” (sabbatum). Quanto ao sentido de “mercado” que se tem na palavra “feira”, este se deve ao fato de que na Idade Média os dias santos eram dias de mercado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: