sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Martin Rural #12

Chegamos à 12ª edição do Martin Rural!!
Depois de uma semana sem escrever, pois estava no congresso de mandioca, eu voltei, mas não vou escrever sobre mandioca!

Antes de começar o assunto de hoje vou dar algumas opções para próxima semana:
a) Banana
b) Goiaba
c) Coco
d) Pipoca
e) n.d.a. (escolham outra)

Mas começando, hoje falarei um pouco sobre o ingrediente do chimarrão, do tererê, do chá, e até de algumas cervejas! O Ilex paraguariensis, mais popularmente conhecido como erva mate!



Todos já devem ter experimentado o chimarrão, ou tererê, sei que alguns até são viciados, mas realmente sabem se faz bem? Em que ajuda? Se emagrece? Agora algumas dessas perguntas serão respondidas!




Originário do planalto curitibano essas plantas só se reproduziam com a ajuda de pássaros que comiam seus frutos e defecavam as sementes já estratificadas e prontas pra germinar! Mais uma vez os passarinhos ajudando no plantio das árvores, o que seria de nós sem eles?! 



No Brasil a erva mate é consumida ou em forma de chimarrão ou tererê. Já na Argentina ele é mais consumido na forma de chá, ou quente ou frio, eu já tomei, não é lá aquelas coisas, mas é gostoso, é diferente do chá mate que tomamos no Brasil!

A erva de chimarrão tem várias vitaminas, auxilia na digestão, produz efeitos anti-reumáticos, diuréticos, estimulantes e laxantes, talvez por isso dizem que emagrece, mas se fosse assim gaúcho seria tudo magro. Como é um estimulante natural, não é recomendado para pessoas que tenham insônia ou nervosismo, é bom para quem precisa ficar acordado. Ele tem uma substância chamada saponina que é um dos componentes da testosterona, por isso essa bebida melhora o libido!! Bom para os velhos beberem :P

Por ser diurético ele faz aumentar a vontade de mijar ir ao banheiro, o que pode causar uma certa desidratação pela contínua ida ao banheiro, podendo até causar dor de cabeça, meio que nem uma ressaca! Bom, eu nunca tive isso, mas #ficadica bebam água também! E ele não emagrece ta gente!

Curiosidades:

  •  No século XVI os padres jesuítas condenaram a bebida como "erva do diabo" não deveria ser a maconha?? Mas no século XVII eles incentivavam a bebida para ajuda contra o alcoolismo, vai entender esses padres!
  • No século XIX o Paraguai proibiu a venda do mate para os demais países, o que incentivou o plantio no Brasil, principalmente no Paraná, o que acarretou no desenvolvimento da região e posteriormente ajudou na emancipação da província do Paraná em 1853. Grandeeeeee erva mate!!
  • Atualmente algumas cervejarias estão inovando e fazendo cerveja com Mate!! deve ficar gostoso!
  • Há também o bolo de erva mate!! Será que é bom?

Espero que tenham gostado :D



5 comentários:

  1. Semana passada minha mãe, sem querer, fez bolinho de erva mate. Ela estava fazendo grostoli (também conhecido como cueca virada) e minha cunhada estava tomando um chimarrão e, acidentalmente, deixou cair erva na massa. Minha mãe fritou os grostolis igual e ficou bom. O efeito foi melhor ainda, depois de comer, fiquei rindo o dia todo.

    ResponderExcluir
  2. Tem certeza que era erva mate??? Acho que era outra erva em ahiauhiauh

    ResponderExcluir
  3. Um dia veio de lanche na escola um bolo igualzinho o da figura aqui postada.. não sei se era de erva mate, mas não gostei!! não tinha um sabor definido

    Eu voto na PIPOCA para o próximo tema!

    Aliás, terere com pipoca é uma delicia!!

    ResponderExcluir
  4. BOLO DE ERVA MANOLOOOOO -que vontade de experimentar
    já comi os bolinhos de erva do brusno
    e o meu chá de erva que faço em dias frios ;)

    *tem componente de testosterona então é bebida de macho tchê!

    ResponderExcluir
  5. tem componente de testosterona então é bebida de macho tchê! [2]

    Ah, eu voto no coco. Gosto muito de banana, então quando tu não puder fazer a postagem eu falo sobre a banana. ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: