sábado, 19 de novembro de 2011

Smith Indica #6

Mais um sábado chegou e mais uma vez eu vos indico algo ruim pra fazer.
Assuntos polêmicos são tratados neste blog, e eu, adorador de polêmica, vou indicar-lhes uma leitura que pode ser polêmica, conforme seu ponto de vista.
A primeira indicação é esta leitura: A dura vida dos ateus em um Brasil cada vez mais evangélico.



De certa forma o diálogo é engraçado, mas é também trágico. Pois é a realidade, muitos pensam como o tal taxista.
Tá pensando que isso é raridade?
Dê uma olhada no que o Datena pensa sobre o ateísmo.

É minha gente. Isso só pode ser coisa de quem não tem deus no coração.
Independentemente da sua religião, é importante que você leia o post indicado e veja o tal vídeo ali postado. É importante para talvez rever alguns conceitos e ter respeito às pessoas.
Essa semana coloquei a seguinte imagem no Facebook:


Esta imagem causou certa polêmica. Alguns amigos não sabiam minha visão religiosa. Ate porque eu não fico espalhando minha "falta de fé" por aí, justamente pra evitar situações como a do taxista.

Cabe nesta postagem também, um fato que aconteceu numa apresentação teatral.
Este ano companhia de teatro que faço parte "Os Amadores" trabalhou na produção de uma peça para o grupo Espírita, eu fui convidado a fazer a sonoplastia para o espetáculo teatral. Participei de alguns ensaios, conheci as pessoas do grupo, que são maravilhosas. São educadas, gentis, brincalhonas, são como quaisquer pessoas, o fato de eles terem uma crença diferente da minha, ou da maioria das pessoas, não muda o caráter deles. Em hora alguma pediram a minha religião para eu estar trabalhando no espetáculo deles.
Para a última a apresentação do espetáculo em questão, o grupo contratou uma equipe de filmagem para terem um registro do trabalho e tudo mais.
No dia da apresentação, estávamos fazendo o último ensaio, com marcações de luz, som e tudo mais. O espetáculo estava marcado pra começar às 20 horas. Às 18 horas o responsável pela filmagem liga para o diretor (Formiga) avisando que não iria fazer a filmagem da peça. O motivo? Era uma peça de um grupo espírita, simplesmente. Lembro do diálogo do Formiga ao telefone:

"Alô? (,,,) Vagner, tudo bom? (...) Sim, é uma peça de um grupo espírita. (...) Como assim, você não vem? (...) Olha, você acredita em deus? (...) Então, eles acreditam no mesmo deus que você. Você não lê a bíblia? (...) Eles acreditam na mesma bíblia que você. (...) Ah, você não vem? (...) Beleza então, Vagner, tenha uma boa noite."

Sim, é o que vocês entenderam. O cara deixou de fazer um trabalho porque tem preconceito religioso. Além de ter sido anti-ético, de ter faltado profissionalismo (ele ligou 2 horas antes de começar a apresentação) o cara é preconceituoso.

O último relato mostra bem o quão sofrem preconceitos os que tem uma crença diferente, ou os que não tem crença. Teria outros relatos que poderia contar aqui, mas deixa pro verão.

2 comentários:

  1. Infelizmente isso acontece muito mesmo, triste que até isso seja causa de discriminação..

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma livre escolha,não somos obrigados a ser Teístas.
    Mas a única coisa que eu acho que é preciso é respeito, de quem é Teísta com os Ateístas e vice-versa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: