quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Cultura Inútil da terça #39 (na quarta #3)

Amiguinhos. Devido ao fato de um dia ter apenas 24 horas, ontem não sobrou tempo para eu escrever a cultura inútil (da meia-noite às 6 eu não dormi, eu estudei). Para não deixá-los sem cultura inútil nesta semana, faço-a atrasada mesmo. Afinal, antes tarde do que nunca.

Considerando a quantidade de horas que estou dormindo nestes últimos dias, o assunto a ser tratado vem bem a calhar. CAFEÍNA. Ela, que é minha amiga nas horas mais difíceis, que me ajuda a resolver exercícios de termodinâmica, fenômenos de transporte e outros tantos.
Molécula da cafeína



Numa dessas postagens que o Martin faz, ele disse que existe café de cevada, e afirmou que este é bom pelo fato de não ter cafeína. Eis o engano, a cafeína pode ser benéfica quando consumida em doses certas (tá ligado naquele ditado que diz que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose? Então...).

Se você procurar no google, verás os tantos benefícios que a cafeína pode trazer ao organismo, e também os males que esta causa quando consumida em excesso.
É verdade que o café é estimulante, esse é um dos principais motivos de eu consumi-lo em grande quantidade em vésperas de prova, afinal a tal cafeína me mantém acordado e atento.

Cabe aqui um breve resumo sobre efeitos da cafeína:

A cafeína é uma droga estimulante consumida por via oral, que em pequenas quantidades aumenta a circulação por provocar dilatação dos vasos sangüíneos. Pode, em dose excessiva, produzir excitação, insônia, dores de cabeça, taquicardia, problemas digestivos e nervosismo.

Alguns a usam para resolver problemas cardíacos, auxiliar pessoas com depressão nervosa decorrente do uso do álcool, ópio e outras drogas. Porém alguns estudiosos não observam nenhum uso terapêutico na cafeína, alertando para o perigo da dependência psíquica e da síndrome de abstinência.
Eu já sofri a tal síndrome da abstinência de café, tomava todo dia e diversas vezes ao dia. Quando ficava sem, me dava muita vontade de tomar.



O café é o alimento a bebida que contém cafeína mais consumida no mundo. Porém não é a bebida que contém mais cafeína. Este título é dado ao chimarrão.
O chimarrão é considerado a bebida com mais teor de cafeína devido a forma pela qual é consumido. O contato direto da água quente com a erva mate pura faz com que a concentração de cafeína na água do chimarrão seja a maior dentre todas as bebidas.
Outras bebidas que contém cafeína:
Tererê: também devido à Ilex paraguariensis (erva mate), mas com teor menor de cafeína devido ao fato de a erva não ser pura e a água ser fria, o que diminui a solubilidade de tal substância.
Guaraná: Alguns coleguinhas são amigos do pó de guaraná na hora de estudar, eu sou adepto ao bom e velho café.
Chá ou Chá preto: Importante diferenciar que este é diferente do chá mate, o chá mate é derivado da erva mate.
Café: ah vá, o café tem cafeína?

Bebidas como energéticos (red bull e afins) e refrigerantes contém cafeína produzida artificialmente. E a combinação disso com bebidas alcoólicas não é recomendada.
Eu conheço o efeito dessa mistura. Costumo até sambar, e olha que não sei dançar.



3 comentários:

  1. Nossa, eu sabia que tinha caféina no chimarrão, mas não sabia que era tanto..suahsUHSaush por isso que as vezes fico fora da casinha então...

    ResponderExcluir
  2. Vc ta sempre fora da casinha Day!! haiuha

    Acho que to precisando de um bom chimarrão, ou de um café ahiuahiauh!!

    ResponderExcluir
  3. AUhsushUSHushUSHuhs bem por isso, tomo meu mate todo santo dia!! kkkkkkkkkkk
    você?? precisando??? ha ta bom! hahahahahaa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: