terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cultura inútil da terça #32

Mais desinteressante do que ver leilão de bovinos no canal do boi, esta é a 32ª edição da CULTURA INÚTIL DA TERÇA.

O tema de hoje chegou a gerar sérias discussões aqui em casa.
Há cerca de dois meses minha mãe vem me torrando as paciências pra eu cortar o cabelo.

Nossa, Smith. Se você cortar o cabelo você perde sua identidade.
Menina qualquer sobre eu cortar o cabelo.

Já passou da hora de cortar isso aí, tá com barba na cara, tem que ter cabelo de homem, piá.
Tiozão qualquer sobre eu cortar o cabelo.


Calma gente, minha mãe não quer que eu corte todo o cabelo, apenas que eu apare as pontas.
É verdade que eu já não cuido descentemente deste cabelo há cerca de 2 anos, por isso ele está uma m#$%*.
Minha mãe chegou até a dizer que me pagaria o corte de cabelo e a hidratação. Na sexta feira combinei com ela que cortaria depois do fim de semana, ou seja, segunda-feira.
Meu pai estava por perto ouvindo o papo e logo interviu dizendo pra eu não cortar o cabelo, que deveria esperar até a próxima lua cheia (estamos na lua minguante) para cortar. Que se eu cortasse na lua minguante meu pinto cabelo cairia, ficaria quebradiço e cresceria ruim. Ou seja, meu pai me amaldiçoou, não cortei o cabelo ontem, esperarei até a próxima lua chia pra cortá-lo e minha mãe está p$*# da cara com o meu pai. Justo quando ela conseguiu me convencer ele estraga tudo. Ah, mas o que são três semanas pra quem já está há dois anos sem aparar a cabeleira?
Sempre achei uma LENDA RURAL esse negócio de dizer que a lua influencia no cabelo, sendo assim, resolvi pesquisar e postar aqui no blog sobre este assunto.


Pesquisei muito sobre o assunto, e em todas as pesquisas que fiz a conclusão foi a mesma. Cientificamente, as fases da lua em nada alteram ou influenciam no crescimento capilar.
Esta crendice tem base nas mitologias dos povos agrícolas, por isso que disse que era uma lenda urbana, que achavam que o que acontecia as plantas servia também para os cabelos. Assim, cortar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; a lua nova seria ideal para mudar o visual e a crescente seria ideal para as mulheres que gostariam que seus cabelos crescessem.

Existem provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso, a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o período do inverno. Mas de qualquer forma, o corte conforme fase da lua, estação do ano, dia do mês, clima, etc. não afeta o crescimento capilar.

Uma boa dica para acelerar o crescimento é o corte mensal ou bimestral, diferentemente do que eu faço, se cortares o cabelo com frequência, ele crescerá mais rápido. Pelo menos foi isso que eu pesquisei.

Há muitas outras curiosidades sobre a influêcia da lua em fenômenos terrestres, tal qual a produção agrícola. Mas deixemos este assunto para o Martin postar na coluna rural semanal que ele escreve.

11 comentários:

  1. É até minha professora falou que vc devia cuidar do cabelo kkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu super gosto de assistir ao leilão dos bois, UIHASDUIAHSD.


    ri demais com a maldição de seu pai.

    ResponderExcluir
  3. Puxa!! assim este blog vai acabar com as crendices populares.. tipo o Mister M!!!

    o que será da minha avó e seus dizeres e avisos!!??
    "Minha filha!! não pode lavar os cabelos quando está 'naqueles dias'.. tome agua na concha pra aumentar o tamanho da comissão de frente!!"

    hehehehehe

    ResponderExcluir
  4. Esse lance de que aparar o cabelo faz crescer mais rápido tb é balela - o que acontece nas pontas não influencia em nada o que acontece na raiz. O que não significa que o ser humano deva ficar 28 anos sem cortar as pontas do coitado do cabelo.

    ResponderExcluir
  5. Eu também não acredito nessa parada de que cortando as pontas o cabelo venha a crescer mais rápido. A alimentação pode influenciar no crescimento do cabelo, afinal, a produção de queratina é influenciada pelo que você consome.
    Mas escrevi aquilo porque vi em várias pesquisas. Mas é uma crença.

    Pra curar mau hálito, toma água de chuveiro.

    ResponderExcluir
  6. em que lua a gente corta o cabelo pra ele crescer liso?

    ResponderExcluir
  7. Não te contarei isso senhor1 Luscas. Teu cabelo é bacána do jeito que é. Se ele crescer liso perderá toda a essência e a beleza. Cabelo enrolado é bem mais bonito.

    ResponderExcluir
  8. Bom eu ainda acredito que a lua influência e pronto :P

    ResponderExcluir
  9. Lucas Guesser disse...

    em que lua a gente corta o cabelo pra ele crescer liso?


    OISDHJAUASHDUIASDHUIASDH
    morriprasempre.

    ResponderExcluir
  10. Eu também morri pra sempre com essa idéia do Luscas querer ter cabelo liso.

    ah Matheus. Você por aqui, que cousa não?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: