terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cultura inútil da terça #40

Mais chata e inútil do que o guardinha do apito que passa na rua da tua casa nas madrugadas de verão, menos criativa do que a bandeira do Japão e tão apetitosa quanto um grande copo de Kaiser quente. Esta é a 40ª postagem da série de cultura inútil em vossas vidas.

Semana passada eu falei sobre o café e não tive a boa educação de lhes convidar para vir tomar um cafézinho aqui em casa. Pois agora convido-os a passar aqui a qualquer hora pra tomar um cafézinho e ter uma boa conversa.

Sem mais delongas, vamos logo ao tema desta cultura inútil. Não quero que você perca o feriado todo lendo isso, então, serei breve.

Fim de ano chegando, fim de campeonato também.
Só se fala do campeonato brasileiro e da disputa por tal título. Meu time está na vice liderança, com a mesma quantidade de pontos do líder, porém com uma vitória a menos. Deveríamos sermos líderes, afinal, o VASCO tem duas derrotas a menos que o Corinthians.
Já adivinhou? A Cultura Inútil de hoje será sobre futebol.

Do inglês foot+ball (pé+bola), o Futebol é um esporte de equipes jogado entre dois times com onze jogadores cada time, sendo que um desses onze jogadores deve obrigatoriamente ocupar a função do goleiro. Bem, as regras do futebol são conhecidas por todos (exceção da regra do impedimento, que é desconhecida pelas mulheres).
Ah, eu sei que a Líbera já explicou a regra aqui no blog, mas eu vos mostrei que ela falhou. Veja os comentários Desta Postagem para refrescar a memória.


O Futebol tal qual o conhecemos foi criado na Inglaterra. A principal competição é a Copa do Mundo de Futebol, realizada pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association) e é o evento esportivo mais popular do mundo. Chegando a ter o dobro da audiência dos Jogos Olímpicos.

Lá na Wikipédia tem toda história dos primórdios do futebol. Não vou postar aqui porque o texto é muito extenso.

A atividade mais antiga que se assemelha com o futebol data dos séculos III e II a. C. E era praticada na China.

No dia 30 de novembro de 1872 Escócia e Inglaterra disputaram a primeira partida oficial de Futebol entre seleções nacionais. O jogo terminou em 0 a 0.
A primeira competição deste esporte foi a Copa da Inglaterra (campeonato que ainda existe na atualidade) e aconteceu em 1871-1872.

A Seleção nacional que mais venceu neste esporte é a Argentina a Seleção brasileira. Pentacampeã da Copa do Mundo de futebol. A primeira copa do mundo aconteceu em 1930, no Uruguai, a seleção da casa sagrou-se campeã.
A Seleção brasileira é a única que já participou de todas as edições da Copa do Mundo.
A Seleção brasileira, juntamente com a alemã, são as que mais disputaram uma final de copa do mundo, 7 cada uma, e as duas só se enfrentaram em uma oportunidade. Na final da copa do mundo de 2002.

O Futebol é cheio de curiosidades e coisas inúteis. Passaria horas escrevendo sobre este esporte aqui. Mas chega né?

3 comentários:

  1. chega..tá bom de futebol pra um feriado!!
    UHUashushSUHSush

    ResponderExcluir
  2. como se a regra de impedimento fizesse mta diferença na minha vida.... hauahuahuahuahauua

    ResponderExcluir
  3. ai ai ai !!!! se me desafiar eu aprendo qualquer coisa!!! e provei que sabia o principio básico e suficiente para se saber sobre o impedimento!!
    Esse blog ta quase virando um blog esportivo!!? não faz mto tempo vi uma postagem sobre um timinho aê...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: