sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Martin Rural #11



Olá, amáveis leitores. É o Smith quem vos escreve. O Martin está viajando, está em Maceió num congresso sobre mandiocas ou sei lá o que.
Sendo assim, eu teria que escrever esta postagem. Mas ontem eu fiz um desafio para que algum leitor escrevesse ou me indicasse algum tema para que eu escrevesse. Pois bem, recebi algumas indicações e tudo mais, agradeço aos leitores que tentaram me ajudar.
Mas nem precisou, o Lucas chegou aqui em casa e eu o incumbi de escrever esta postagem.
Desafio Aceito




Catasetum!
Não. Catasetum não é nenhum feitiço dos livros do Harry Potter. Explico. Como o Martin tá viajando (eu não sei, pelo menos foi o que o Smith disse, eu acreditei), fui convidado pelo loiríssimo Smith para colaborar com o blog mais do que eu já colaboro como visitante e escrever um post para a série Martin Rural. Cheguei à casa dele pra uma visita informal na verdade vim exigir formalmente minha parte na herança já que sou o sexto filho da Dona Lurdes e o encontrei muito concentrado em exercícios que só um cara das exatas ia ter saco – ou necessidade – de fazer. Ele estava tão concentrado que ficou isolado no quarto entre apostilas de engenharia, de química e de engenharia química (e enquanto eu escrevia esse post ele até apareceu na sala procurando uma tabela de propriedades dos refrigerantes - WTF?). Eu ia dizer que a única propriedade do refri é aumentar o nível de açúcar no organismo e provocar arrotos, mas deixei pra lá esses engenheiros químicos de hoje não sabem de nada mesmo. Enfim, o resumo de tudo é que ele tava ocupado e me pediu pra escrever algo aqui.

E a coisa Catasetum? Bom, este foi o tema que escolhi pra escrever brevemente. Como Martin Rural fala de coisas do campo, resolvi falar de uma planta que gosto muito mas que não é de comer.
Catasetum é um gênero de orquídeas tipicamente epífitas (crescem sobre árvores, raras vezes no solo ou sobre pedras), com algumas características curiosas que as tornam um tanto excêntricas no já diversificado mundo da família Orchidaceae (que abrange todas as orquídeas do mundo, ou seja, zilhões de plantas!).

As flores de Catasetum são muito bonitas e variadas, de várias cores (principalmente tons esverdeados/amarelados, com algumas espécies bem coloridas), sendo que algumas têm perfume bem característico que lembra mel ou outra coisa qualquer. Essas orquídeas perdem as folhas no outono, ficando só os pseudobulbos, e brotam novamente na primavera, florescendo uma vez por ano. Elas normalmente produzem muitas raízes que criam um enorme emaranhado branco no lugar one são cultivadas.

Eu cresci cultivando algumas Catasetuns em casa :) e me surpreendia porque a mesma planta florescia de duas formas totalmente diferentes, e eu não entendia porquê. Muitos anos depois descobri que a Catasetum apresenta floração masculina e feminina. Vejam as fotos abaixo, o cacho de flores grandes e amareladas é a floração macho, mais comum, e a outra foto é a flor fêmea.


Catasetum fmbriatum - macho


Catasetum fmbriatum - fêmea


O mais legal é que a Catasetum floresce de acordo com a luminosidade: plantas criadas ao sol produzem flores fêmeas, e se criadas à sombra, machos =D isso não é o máximo? A floração masculina apresenta muito mais flores e possui um dispositivo que lança o pólen com muita força pra fora da flor, o que é muito legal de se observar. Coloque o dedo dentro de uma flor de Catasetum macho pra você ver o que acontece =P Bom, isso é relativo à Catasetum fimbriatum, uma das espécies mais comuns dela e a que eu mais tive contato, não sei se isso ocorre em todas as outras espécies do gênero.
Enfim, eu queria apresentar essa pequena maravilha da natureza pra vocês. Eu teria muito mais a falar mas ia ficar um post mais longo do que já está, então deixa. Espero que tenham gostado. Se não gostaram também, to nem aí...

4 comentários:

  1. Ficou mto boa sua postagem Luscas!!
    Parabéns, escolheu um tema mto bom..
    sabe que geralmente as orquideas são as favoritas entre as mulheres.. mas eu prefiro rosas!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Bruno AUMENTA ESSA FONTE DESSE POST PIÁ!!!!

    quase nem consigo ler , tá muito pequena! O.O

    ResponderExcluir
  3. aUHashAUSHsauhsuhUSHusHASUhs

    Legaaaal!!

    Também acho que tá muito pequena esse fonte..aSHsuaHSU

    ResponderExcluir
  4. Homens gostam mais de orquídeas que as mulheres....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: