sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Martin Rural #5

Tinha pensado em falar sobre Tomate essa semana, mas aproveitando que tenho prova amanhã de Milho, vou falar um pouco sobre essa empolgante cultura - não tão empolgante quando se tem prova com ela.

Já se perguntou de onde veio o milho??

Não, não é coisa de extraterrestre, se bem que os Maias são meio estranhos mesmo, mas... Esses simpáticos habitantes do México, ano após ano, foram selecionando as plantinhas até formar esse tal de milho que conhecemos hoje!!
Pera ai Martin, então você quer dizer que o milho é algo que não existe naturalmente?? Bom como eu sempre digo para o Smith, o que nós comemos não existe na verdade.
Você deve estar se perguntando qual é essa tal planta que os Astecas Maias selecionaram. É um tal de Teosinte.
Essa plantinha ai é o tal Teosinte.
Do lado esquerdo o "fruto" do Teosinte, e do direito nosso conhecido Milho.

Difícil de acreditar que o milho origina-se disso ai né!! Pois é, nos últimos dias a genética eliminou essa dúvida, pois essas duas plantas tem a constituição gênica muito parecida, e as sementes do cruzamento deles são férteis.

E há boatos de que se não existir mais humanos, o milho por si só não consegue sobreviver - tadinho, é tão dependente.

Bom, mas não era só isso que eu tinha para falar do milho, pois no último sábado, estávamos em um barzinho qualquer de Toledo, quando minha amiga me pede: - O que acontece que o milho fica vermelho??

Bom o milho pode ser vermelho por dois motivos: 
Genética, ou

Tratamento de semente
Pela genética, é a casquinha da semente do milho que muda de cor, podendo ser ate branca!! E a espiga pode ficar com grãos de cor diferente porque cada cabelinho do milho vai fecundar um grão, então pode ser de pólen de plantas diferentes. E o de tratamento de semente é quando é colocado produto (inseticida, fungicida, algumcidadavida) para proteger a semente no plantio. A diferença é que o com tratamento de semente sua mão fica vermelha.

Bom como o que eu escrevi aqui não me ajudou nada no meu estudo, vou voltar começar a estudar para a prova, qualquer dúvida ou curiosidade deixe ai e outro dia respondo!!

Até!

Fonte: ktretawikipedia

12 comentários:

  1. Legal Di... ADOREI a postagem de hoje!
    Boas provas!

    ResponderExcluir
  2. Adoooro né Thai? siadhiasuhdu

    Também gostei, adoroo milho...foi legal saber mais sobre ele, não sabia que ele era tão dependente assim. Como vc mesmo disse é difícil acreditar que o milho venha daquilo do "fruto" do Teosinte...tantas coisas que não sabemos!!!

    Gostei de saber pq ele ficava vermelho... sempre quis saber!!! hehe

    Muito bom! bjoo

    ResponderExcluir
  3. E quando o milho sai inteiro no cocô?? sai tmb vermelho?? Explica ai Di.. =D

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Amiga vc não existe!!!

    ResponderExcluir
  5. ué... só queria saber se a coloração do milho sai vermelha tmb ....

    ResponderExcluir
  6. Dai já não sei, acho que temos q fazer um estudo de caso, e fazer anotações sobre tais resultados ahiuah, se você quiser posso tentar conseguir uns milhos vermelhos e depois vc diz oq aconteceu kkkk

    ResponderExcluir
  7. ótimo arruma pra mim e fazemos os estudos ^^ UHFIUDHF

    ResponderExcluir
  8. Bem, a probabilidade do milho sair vermelho é grande, uma vez que nosso sistema digestório - não é mais digestivo - não possui enzimas para degradá-lo.
    PASODKASPODKPASODKPAOSKDPAOSKDPOSAKDPOASKDPOASKDPOKASDPKAS
    to brincando.
    Bom Diandro, valeu por explicar sobre o milho! E viu como tinha mais gente que não sabia por que ele ficava vermelho?

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Como assim o milho não existe?
    Quer dizer que o que eu como é uma miragem?

    Ah, eu não acredito nessas teorias. Martin e Luscas, sempre me trolando no que diz respeito à fisiologia vegetal. Seus malditos, se aproveitam de minha burreza, digo, nobreza.

    Ah, milho é realmente misterioso. Por mais que você o mastigue, ele faz questão de sair inteiro, nosso sistema digestivo deve ter células reconstrutoras de minlho.

    ResponderExcluir
  10. Ahh turma.... vcs não existem mesmo...

    Di...boa prova, adorei o post!

    ResponderExcluir
  11. eu achava que o milho vermelho era só para o plantio, que não servia para o consumo por ter venenos!!

    =p

    Bruno: vc que é o quimico aqui!! devia saber que o milho é resultado de um ato de algum colega antepassado seu que não tinha nada pra fazer e foi fazer experiencias com as plantinhas =p

    ResponderExcluir
  12. Mas o milho vermelho com tratamento de semente nao pode comer mesmo, mas o vermelho pela genetica pode comer sim!!

    E o que químico tem haver com essa história??

    Ah!! E acho que fui bem na prova :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: