terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cultura inútil da terça #36

Oi! Eu sou o Smith e esta é a Cultura Inútil.

O tema desta semana é tão desinteressante quanto o das outras.
Falarei sobre o palito de fósforo.
Fósforo é o elemento químico cujo símbolo é P (vindo do Latim Phosphorus), de número atômico 15, massa atômica aproximada de 30,97, foi descoberto em 1669 por Henning Bran. E isso tudo é inútil pra maioria das pessoas, inclusive para você leitor. A menos que você seja um químico que trabalhe com fósforo.

Ali acima disse que falaria sobre o palito de fósforo.
Se no vestibular tivesse a seguinte questão:
O lugar mais comum onde encontramos o elemento químico fósforo é na cabeça do palito de fósforo.
a) A afirmativa acima é verdadeira;
b) A afirmativa acima é falsa;
c) A afirmativa acima é uma pegadinha "pegaratón";
d) Eu não preciso responder isso pra passar no vestibular, recupero na nota da redação;
e) Na universidade particular eu entro sem nem precisar passar no vestibular.
f) Todas as anteriores
*Veja a resposta no gabarito


Se esta mesma questão caísse no ENEM, o enunciado teria toda a introdução que dei sobre o fósforo, falaria sobre a importância da caixa de fósforo no contexto de um mundo moderno-contemporâneo-pós-segunda-guerra-mundial-pós-11-de-setembro.

*Gabarito. A resposta certa seria a alternativa b)

É isso mesmo, caro leitor. No palito de fósforo não contém o elemento químico Fósforo.
Ah Smith, você tá inventando isso. Por que chamam de caixa de fósforos então?

Chamam de caixa de fósforos porque tem Fósforo na caixa. Exatamente.
A parte onde você "risca" o palito contém Fósforo. No palito contem pólvora, que é bastante inflamável e é sólida, de forma que seja possível produzir calor através do atrito com o fósforo contido na caixa. Ou em qualquer superfície seca e porosa.

Calma, a cultura inútil não acaba aqui.
O fósforo é um dos principais componentes químicos do nosso organismo, e está presente em nosso DNA. Lembra daquele macete pra decorar os elementos presentes em organismos? CHONPSK (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio, Nitrogênio, Fósforo, Enxofre e Potássio).

Então, o fósforo é segundo mineral mais presente no corpo humano, atrás apenas do cálcio. O fósforo é encontrado principalmente nos ossos e dentes. Juntamente com o cálcio, o fósforo atua na formação de dentes e ossos, mantém a integridade do esqueleto e ajuda na formação e preservação do esmalte dos dentes. É essencial a todas as células, pois as protege fortalecendo suas membranas.
O fósforo é responsável pela ativação das vitaminas do complexo B. Está presente na composição de fosfolipídeos (ah vá? pensei que tinha esse nome porque tem oxigênio na fórmula).
Além disso, está presente nas moléculas de ATP (Adenosina Tri-Phosphate), que converte proteínas e carboidratos em energia.


Chega, isso tá me lembrando das aulas de Micro-biologia, e isso me faz lembrar que tenho prova disso semana que vem, e também me faz lembrar que odeio biologia e que é possível eu pegar exame nesta matéria. Além de que tá parecendo o Martin Rural esse negócio, que fica explicando funções e benefícios das coisas. Se quiser saber mais funções do fósforo, use o google. Comecei a postagem com intenção de falar apenas sobre a curiosidade da caixa de fósforo.

9 comentários:

  1. Sr. Smith gostaria de saber porque o fósforo dos EUA pega fogo quando riscado em pedras (ou na bunda), e o nosso não! Isso é só coisa de desenho??

    Você podia falar sobre o potássio no próximo né, ou será que falo no Martin Rural, fiquei confuso!!

    Ah!! E não é so químico que usa isso que você acabou de explicar, eu uso bastante também, usei hoje na prova, que realmente foi triste!!!

    Obrigado pela atenção!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Não é uma coisa interessante o que eu vou dizer... Mas, uma cisa que eu sempre fico de cara é de que as caixinhas de fósforo "FIAT LUX" (que eu já reparei) sempre tem um palito invertido! Acho que isso é coisa de outro mundo :s

    ResponderExcluir
  4. Também não vou dizer uma coisa interessante..vou escrever!! (rsrsrs não podia deixar passar essa Tom!! desculpa aê!!!)
    mas aqui é o lugar certo para escrever coisas inuteis!!
    acreditem que no aniversário da minha avó gastamos 1 caixa inteira de fósforos e não conseguimos acender a vela!!!! sabe por que???



    R.: tinha muito vento! kkkkkk...tudo a ver com o tema!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. O palito invertido é, na verdade, uma ferramenta alienígena espiã. Fique esperto. ;)
    Uma caixa de fósforos e não acenderam... acho que a culpa não é do vento não hein. O álcool era pra ajudar a acender o fogo, não pra fazer gelatina e tudo mais. ;) =P

    ResponderExcluir
  6. Não entendi da onde vc tirou o alcool!! kkkk
    e não respondeu minha pergunta!!

    ResponderExcluir
  7. Ah, se você quiser falar de potássio, eu vou rir potássios (K K K K K K K K K K entendeu, hã? hã?).
    Ah, não sei se cabe ao Martin Rural ou à Cultura Inútil. Eu tenho tema pra próxima já. Ah, vai lá, faz no Martin Rural, vai ficar bacána. ;)

    ResponderExcluir
  8. Mas não era essa a pergunta que era pra tu responde!! Leia meu comentario e veja la!!

    ResponderExcluir
  9. Aff, a bunda dos americanos é que são boas pra acender palitos, não nossos palitos que são ruins.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: