domingo, 2 de outubro de 2011

Aftas!

Bom como eu estou como uma afta que esta doendo muito - nunca tive uma que doesse tanto quanto essa, fica bem na volta da língua do lado dos dentes, ou seja, qualquer coisa que faço ela enrosca no dente ¬¬ - então resolvi fazer um post sobre essas malditas feridinhas.


Afta é uma ferida nas mucosas da boca, principalmente na língua, nos lábios e na parede das bochechas, Raramente surge nas gengivas e no céu da boca. Às vezes, no lugar de uma afta isolada explodem várias ao mesmo tempo - e essas malditas podem se juntar ainda, pra aumentar um pouco mais a dor.


Acredita-se que estejam ligadas ao consumo de alguns alimentos (queijos, amêndoas, frutas secas, alimentos com determinados conservantes, frutas ácidas) e medicamentos (AINEs, ácido benzóico, quimioterápicos), possam ser aftogênicos. Desconfia-se também que a afta seja uma manifestação comum a diversas outras doenças, sobretudo de caráter imunológico, falta de higiene bucal, imunodepressão, estresse, pré-disposição genética, deficiência nutricional, etc.


Desaparecem espontaneamente entre sete e dez dias. As aftas costumam acompanhar o estresse. Às vezes, elas castigam as férias de quem resolve experimentar pratos diferentes daquilo que está acostumado a comer. As aftas não possuem caráter infeccioso, portanto, não são transmitidas de uma pessoa a outra. Apresenta incidência de cerca de 20-50% na população mundial e se agravam na fase adulta.


O tratamento consiste em aliviar a dor até que as feridas sarem de forma espontânea. Podem limpar-se com algodão impregnado num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve de bochecho. Durante alguns minutos, este anestésico alivia a dor e as queixas ao comer, embora possa diminuir o sentido do gosto.


Só quem sofre com isso sempre pra saber quanto isso incomoda!! Como eu disse hoje: "To sofrendo"


Fonte: WikipediaCriasaudePortalsaofrancisco

5 comentários:

  1. Eu sofro com essas malditas a vida toda, e no meu caso elas aparecem quando passo por períodos de stress e de nervosismo, batata...logo estão ai pra me incomodar (muito).
    Bom... só resta minha solidariedade a vc... já que não tem mais nada a fazer =D

    ResponderExcluir
  2. ainda está sofrendo? bem, o Bruno, como aspirante a engenheiro químico, deveria te sugerir bochechos com bicarbonato de sódio. dói, mas passa.
    ou não. nunca fiz, minha vó que fala.
    ah, Bruno, e eu sei que é engenheiro e não médico. tô só te enchendo o saco.
    PSKDASPOK
    ;)

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkk... ta sofrendo? q dó q dó q dó!
    Já disse o que vc precisa fazer né? hehehe

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Eu já sugeri um bochecho com ácido sulfúrico, até me dispus a conseguir o tal ácido para o nobre colega, mas ele não aceitou.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: