Bom como eu estou como uma afta que esta doendo muito - nunca tive uma que doesse tanto quanto essa, fica bem na volta da língua do lado dos dentes, ou seja, qualquer coisa que faço ela enrosca no dente ¬¬ - então resolvi fazer um post sobre essas malditas feridinhas.
Afta é uma ferida nas mucosas da boca, principalmente na língua, nos lábios e na parede das bochechas, Raramente surge nas gengivas e no céu da boca. Às vezes, no lugar de uma afta isolada explodem várias ao mesmo tempo - e essas malditas podem se juntar ainda, pra aumentar um pouco mais a dor.
Acredita-se que estejam ligadas ao consumo de alguns alimentos (queijos, amêndoas, frutas secas, alimentos com determinados conservantes, frutas ácidas) e medicamentos (AINEs, ácido benzóico, quimioterápicos), possam ser aftogênicos. Desconfia-se também que a afta seja uma manifestação comum a diversas outras doenças, sobretudo de caráter imunológico, falta de higiene bucal, imunodepressão, estresse, pré-disposição genética, deficiência nutricional, etc.
Desaparecem espontaneamente entre sete e dez dias. As aftas costumam acompanhar o estresse. Às vezes, elas castigam as férias de quem resolve experimentar pratos diferentes daquilo que está acostumado a comer. As aftas não possuem caráter infeccioso, portanto, não são transmitidas de uma pessoa a outra. Apresenta incidência de cerca de 20-50% na população mundial e se agravam na fase adulta.
O tratamento consiste em aliviar a dor até que as feridas sarem de forma espontânea. Podem limpar-se com algodão impregnado num anestésico como a lidocaína viscosa, que também serve de bochecho. Durante alguns minutos, este anestésico alivia a dor e as queixas ao comer, embora possa diminuir o sentido do gosto.
Só quem sofre com isso sempre pra saber quanto isso incomoda!! Como eu disse hoje: "To sofrendo"
Fonte: Wikipedia, Criasaude, Portalsaofrancisco
Eu sofro com essas malditas a vida toda, e no meu caso elas aparecem quando passo por períodos de stress e de nervosismo, batata...logo estão ai pra me incomodar (muito).
ResponderExcluirBom... só resta minha solidariedade a vc... já que não tem mais nada a fazer =D
ainda está sofrendo? bem, o Bruno, como aspirante a engenheiro químico, deveria te sugerir bochechos com bicarbonato de sódio. dói, mas passa.
ResponderExcluirou não. nunca fiz, minha vó que fala.
ah, Bruno, e eu sei que é engenheiro e não médico. tô só te enchendo o saco.
PSKDASPOK
;)
kkkkkkkkkkkk... ta sofrendo? q dó q dó q dó!
ResponderExcluirJá disse o que vc precisa fazer né? hehehe
bjo
Eu já sugeri um bochecho com ácido sulfúrico, até me dispus a conseguir o tal ácido para o nobre colega, mas ele não aceitou.
ResponderExcluirBem gente boa vc ne!! Mui amigo
ResponderExcluir