sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Martin Rural #2

Chegou o dia de mais um Martin Rural, ficando mais famoso que o Globo Rural #AHAM

Bom como sugerido pela fiel leitora Líbera, hoje falarei um pouco sobre o Sagu!!


Para tristeza geral, se plantarmos as "sementinhas" de sagu não vai nascer nenhuma plantinha não!!


Quem não lembra dessa grande sobremesa no recreio da escola, ou então nos restaurantes!! Bom digamos apenas que não é uma de minhas sobremesas favoritas, prefiro bem mais uma bela Melancia. Há quem diga que o único sucesso do sagu é pelo poder decorativo, pois essas bolinhas brancas nem gosto tem.


A Anvisa define o sagu como "um produto amiláceo extraido de várias espécies de palmeiras". No exterior o sagu é denominado apenas como o amido extraído do Sagueiro, ou Saguzeiro como preferir, ou então Metroxylon sagu (uma espécie de palmeira), e é o alimento básico no Extremo Oriente, só que o sagu deles é como se fosse um pão, ou panqueca.


A tal!
O sagu! Broxante

E agora surgem as duvidas, a Anvisa diz que é de palmeira, mas na verdade o sagu é fabricado do amido da mandioca, e o amido de mandioca é obtido através da fécula da mandioca, obtida pela moagem dela. E por incrível que pareça não apenas da mandioca mas também pode ser do amido de batata-doce, araruta (não estou citando o blog da Amanda não), feijão, batata ou milho.

Para fazer as bolinhas o amido úmido é rolado em tecido ou passa por tela que deixa a massa úmida, com aquele formato, e então depois passa por uma secagem.

Bom espero que tenha tirado algumas dúvidas sobre essa quinquilharia popular no Brasil, e em Hong Kong há quem tome chá com essa bolinhas torradas no fundo (não devia estar dando a idéia, daqui uns dias o Lucas resolve fazer isso).

Até a próxima!!

Fonte Folha.comWikipedia

7 comentários:

  1. Ah, bacána. E qual o valor nutritivo do sagu?
    Sagu deixa a gente bêbado ou é só lenda?
    Tá, eu sei que não deixa, pois o álcool sai no processo de ebulição do vinho.

    Bah, me deu vontade de comer sagu agora. De vinho ou de leite, tanto faz.

    E aquela imagem lembra um projeto de tapioca.

    ResponderExcluir
  2. Ai ja pediu demais, vou eu la saber o valor nutritivo do sagu, quando tu for fazer um denovo, pega e olhe no pacotinho :D

    ResponderExcluir
  3. Agora fiquei impressionada!! então existe um Saguzeiro mesmo!!! não sabia não!!

    eu gosto de sagu com abacaxi!! é mto bom!!

    Obrigada por atender meu pedido, agora minha vida não será mais a mesma, já sei de onde vem o sagu ;)

    ResponderExcluir
  4. ahaushaushuahsuahsuh EU VOU FAZER CHÁ DE SAGU kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    a anvisa deve ter tomado muito desse chá pra dizer que o sagu é feito de uma palmeira. Todo mundo sabe que ele é resultado do processo de industrialização do amido - fécula de Manihot esculenta!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Lucas tbm é cultura, ele sabe o nome cientifico da mandioca!! Lucas aproveita e vamos em um congresso de mandioca la em maceio!! kkk

    ResponderExcluir
  6. araruta! aêê!
    sdlkaspokdpsoakpok
    odeio sagu. mas o post tá mara! aliás, melhor ainda porque eu sei que no fundo você queria mesmo era falar do meu blog! POSAKDPASOKD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: