sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Martin Rural #4

Mais uma sexta-feira chega, e com ela mais uma postagem da série Martin Rural, tá que isso é a coisa menos importante que chega na sexta né, prefiro as festas, descansos... Mas continuando, como sugerido, pelo outro autor desse blog, na semana passada, vou falar um pouco sobre o MEL.


Primeiramente, falando de mel, é claro que nos lembramos das incríveis abelhas, e sem esse importante inseto, não haveria vida, pois eles realizam a polinização das flores, que garante a reprodução dessas plantas.


Evidências indicam que o mel já era utilizado na Pré-história, no antigo Egito, Grécia e Roma. O mel é um liquido viscoso e açucarado, produzido pela abelha a partir do néctar das flores que é processado pelas enzimas digestivas do inseto e armazenado em favos para posterior alimentação desses insetos. É, o mel para ser produzido é regurgitado de abelha para abelha até ocorrer a transformação desse néctar em mel, e depois nós comemos isso. O mel é um alimento não perecível. Então você pode doar naqueles programas de doe um quilo de alimento não perecível :P


Todo mel que é realmente puro e de qualidade tende a cristalizar, ficando com uma consistência sólida, isso por que o o mel é uma solução saturada de açucares. Quando não ocorre essa critalização é por que, provavelmente, o mel foi aquecido, e dessa forma destrói as inibinas, que dão aquela ação antibacteriana do mel.

O mel é constituído por 75% de açucares simples (glicose e frutose), 20% de água, o restante por minerais (Ca, Cu, Fe, Mg, K, P...), cerca de metade dos aminoácidos existentes, ácidos orgânicos e vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, além de altos teores de antioxidantes.

Apesar de tudo isso, crianças menores de 1 ano não devem consumir mel, pois elas não tem imunidade contra a bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo.

Além de ser usado para alimentação, o mel pode ser usado como cicatrizante, para prevenir infecções de ferimentos ou queimaduras, isso por causa do poder antimicrobiano do mel. E pode ser usado como cosmético por suas características adstringentes e suavizantes.


Além do mel, as abelhas produzem também a cera - não é aquela cera de carro não -, geléia real - se chama assim porque é oferecido apenas às abelhas rainhas -, e o própolis. O própolis é retirado de resinas de secreções de árvores, quando quebra algum galho. Por causa do poder bactericida a abelha usa o própolis para vedar a colméia, ou mumificar algum outro inseto invasor, e é bastante utilizado pelos humanos como medicamento.

Própolis

E podemos fazer a hidromel com a fermentação do mel com água.

Espero que tenham gostado da postagem de hoje :D






3 comentários:

  1. O própolis é retirado de resinas de secreções de árvores, quando quebra algum galho.
    certeza que é isso?????

    by: Elis

    ResponderExcluir
  2. entendi errado oque tava escrito... "loira"
    huahauhauhauhauhaua

    a resina é enriquecida com a "saliva" das abelhas e o pólen e assim teremos a própolis que é usada para vedar as colméias.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem. Postagem mui massa.
    Esta série tá realmente boa. ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: