terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cultura inútil da terça #31

Sete dias se passaram desde a última postagem desta série semanal de inutilidades.
O tema de hoje pode parecer desinteressante para nós, paranaenses do velho oeste.


Mostrando que este blog não é bairrista, esta postagem abordará um tema interessante para quem vem de Minas Gerais.
Lá vem o Smith falar de queijo outra vez.

Não, cara pálida, não falarei de queijo nem de pé-de-moleque.
Pelo que sei não temos nenhum leitor mineiro, mas mesmo assim achei interessante o tema.

Uma expressão nacionalmente famosa e bastante usada pelos mineiros é UAI.
É uai, uai é usado pelos mineiros uai.

Mas de onde surgiu esse UAI sô?

Fuçando na home do Facebook eu vi uma imagem que me chamou atenção.

Fui conferir pra ver o que era, e me deparei com isso:

A pauta do jornal já explica tudo né?

Pois é, mas a explicação popular é a de que UAI vem do inglês WHY (Por que, o interrogativo, por isso está escrito separado), que se pronuncia da mesma maneira e foi popularizado devido a instalação de indústrias siderúrgicas extrangeiras no interior do Estado.
Why como exclamação, tem vulgarmente nos EUA o sentido de "puxa", "então", que é como os mineiros aprenderam.

Tá, sou mais adepto da versão mostrada na imagem.
Pronto, a cultura inútil era essa. ;)

7 comentários:

  1. Muito massa o blog Bruno,já li todos os Cultura Inútil da Terça!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Eita!
    Acho que nem o outro autor desse blog leu as outras postagens de Cultura Inútil.

    ResponderExcluir
  3. Nosssaaa!!! Ta me zuando é?? eu leio tudo que tem nesse blog ta!! Assim como a Líbera tbm lê!! Ah eu so nao li o post das glandulas, que acho q nem vc leu, so postou kkkkk

    ResponderExcluir
  4. AHSUIASHIHSAIASHASUIHSAI" Tá bem fera esse blog Bruno e Diandro ;)

    ResponderExcluir
  5. Valeu garoto. Seja bem-vindo ao Martin x Smith! ;)

    ResponderExcluir
  6. não querendo mudar o rumo da conversa huahauahau, mas acredito mais na hipótese do WHY... sei lá, não tem nada a ver uma senha virar uma exclamação usada a torto e a direito =/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: