quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Foi que nem maré

♪ A saudade bateu, foi que nem maré, quando vem de repente, de tarde, invade e transborda esse bem me quer. A saudade é que nem maré... ♫
Chega de Jorge Vercillo
Sugiro que leia esta postagem ouvindo uma boa música do Chico Buarque. Mar e Lua:

Digamos que esta é a semana da Lua aqui no blog. Postei sobre a influência da Lua no crescimento do cabelo na terça da cultura inútil, ontem o Martin postou sobre o Lobisomem, e hoje postarei sobre as marés.



Marés são alterações no nível das águas do mar causadas pela interferência gravitacional da Lua e do Sol.
A Lua é a responsável pelas marés, a influência gravitacional do Sol é pequena devido à distância que este se encontra da Terra.
Segundo a lei da gravitação universal de Newton, um corpo atrai o outro proporcionalmente à sua massa. Sendo assim, a Terra atrai a Lua e a Lua também atrai a Terra, porém, a Terra atrai a Lua muito mais do que a Lua atrai a terra.
Considerando que uma parte do mar/oceano estará sempre mais próxima da Lua do que outras partes, a parte que estiver mais próxima sofrerá mais interação gravitacional da Lua do que as outras partes, sendo assim, há uma força que diminuirá os efeitos da gravidade terrestre e assim 'puxará' parte do mar, fazendo com que este aumente seu nível.

Curiosidades:
Quando a maré está em seu ápice chama-se maré alta, maré cheia ou preamar; quando está no seu menor nível chama-se maré baixa ou baixa-mar. Em média, as marés oscilam em um período de 12 horas e 24 minutos. Doze horas devido à rotação da Terra e 24 minutos devido à órbita lunar.

A altura das marés alta e baixa (relativa ao nível do mar médio) também varia. Nas luas nova e cheia, as forças gravitacionais do Sol estão na mesma direção das da Lua, produzindo marés mais altas, chamadas marés de sizígia. Nas luas minguante e crescente as forças gravitacionais do Sol estão em direções diferentes das da Lua, anulando parte delas, produzindo marés mais baixas chamadas marés de quadratura.



Este bem que poderia ser uma postagem de terça, pra por na cultura inútil. Mas a questão é que eu e o Martin resolvemos fazer um ESPECIAL Roberto Carlos Semana da Lua.
Coloquei a tag cultura inútil nesta postagem. Afinal, não deixa de ser né. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: