sexta-feira, 16 de março de 2012

Martin Rural #16

Mais uma semana se passa, e com ela chega o Martin Rural! E hoje falarei um pouco sobre a Bahia, na verdade uma fruta que experimentei la, o Jambo!

O jambo (Eugenia malaccensis) é da família das Myrtaceae a mesma da goiaba, pitanga, jaboticaba. É um fruto em forma de pera, casca lisa e cerosa, de cor vermelha (pode ser rosada, ou esbranquiçada), de polpa consistente branca, e no interior uma semente de formato esférico. É originário da Índia.




O jambo que eu comi la é o vermelho, mas são conhecidos vários frutos como jambo, mas nem sempre são a mesma fruta.

Para os interessados em saúde o jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Contendo vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.


Segundo a descrição de um blog o jambo "têm um sabor doce que lembra o das peras, porém acrescido de um perfume forte de flor." É gostoso até, mas não é isso não! Há alguns que dizem que parece mais com gosto de isopor haiuhaiuha

 Ele também é utilizado como ornamental, pelo fato das flores serem muito bonitas, e ao cairem formarem um tapete de flores no chão! Além de as árvores servirem como sombra!


Senta que la vem a história:
Pois é, me contaram que em uma viagem da embrapa uma pos-graduanda pediu como era o jambo e tals, dai o pesquisador falou que tinha consistência de isopor, tanto que era um método que eles estavam usando para fabricar isopor, usando a polpa da fruta, ela olhou e ficou olhando com cara de interesse! O pesquisador viu que ela estava levando a sério, olhou para ela e falou "não fui eu que disse isso"! Vai que fabricam isopor do jambo né kkkkk



11 comentários:

  1. Acho que seria mais fácil fabricar isopor da pipoca.

    Bacána o chão coberto de flores. Por que não se tem jambos aqui no sul? O clima não é propício?

    ResponderExcluir
  2. Diandroooooo pq vc não trouxe sementes de jambo pra mim? eu quero haushuashua

    *queridos colegas e amigos, doem sementes exóticas e nativas para o luscas

    ResponderExcluir
  3. Que interessante!!
    Não tinha conhecimento desse fruto...e realmente, a imagem do chão coberto de flores é lindo!

    ResponderExcluir
  4. Que quer dizer a palavra "cerosa" logo no início da postagem?? auahuahaua Bom, fora ter aprendido uma nova palavra e a existência de uma nova fruta, tbm aprendi como fabricar isopor \o/ kkkkkkkkkk Mto bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Diandro é cheio de neologismos. Acho que o cerosa seria algo como ter cera, tipo a maçã. Bem, foi isso que entendi, não tenho certeza. Vai que ele quis dizer cheirosa, né?

      Excluir
    2. Cerosa quer dizer que ela é lisa e brilhosa, geralmente nessas frutas, como o caso da maçã, que o Bruno citou, é passado cera para ela ficar mais brilhosa, e assim mais atraente aos olhos!

      Excluir
    3. HAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHA!

      Excluir
    4. O Jambo é a melhor fruta do mundo, na minha opinião!
      A polpa é consistente, mas não é seca, e tem um cheiro de rosas maravilhoso! É como comer rosas, se fecharmos os olhos!
      Quando eu encontro jambo, compro umas duas dúzias, lavo, ponho na geladeira e como TUDO DE UMA VEZ SÓ!
      Ma-ra-vi-lho-so!!! Hummmm... quando é época de Jambo mesmo!?!?!?!

      Excluir
  5. eu não gostei quando comi aqui em Jandira

    ResponderExcluir
  6. eu estava pescando e uma fruta caiu perto de mim, dei uma mordida sem saber o que era, que delícia, perguntei pros donos do pesqueiro e eles não sabiam o que era, enquanto isso fui comendo, o dono falou que mata em cinco dias, até hoje não morri, gostei muito, úmida e saborosa. Agora sei que é jambo, não vrjo a hora de voltar lá, está na época. miranda

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: