quarta-feira, 14 de março de 2012

Cultura inútil de terça #47

Antes de mais nada peço desculpas a vocês, caros leitores, por não ter publicado a cultura inútil no dia certo, ou seja, ontem. Terça feira tem sido o dia da semana mais corrido. Tenho aula até às 19:00 e sempre chego em casa cansado, mal ligo o computador, ontem eu ainda saí pra estudar à noite, e por isso não publiquei esta postagem. Lembrando-os que só lhes dou explicações porque sei que merecem, senão mandaria tudo à merda.

Explicações dadas, vamos às inutilidades da semana.

Estamos num período considerado sagrado aos cristãos, o período da quaresma, e há muitas dúvidas sobre tal período.

Quaresma é o período de 40 dias que vai desde a quarta feira de cinzas até a sexta feria santa, certo?
Errado, a quaresma vai desde a quarta feira de cinzas até o domingo de ramos. Tá na dúvida, pega o calendário e conta, vai dar os 40 dias certinho.
A quaresma pode ser também o período que vai desde a quarta feira de cinzas até o domingo de páscoa, conta-se 40 dias porque o domingo é excluído desta contagem, visto que já considerado "dia da igreja" para os cristãos.
Domingo de ramos é considerado a abertura da semana santa. Corresponde ao dia em que Jesus chega a Jerusalém.
Quarta feira de cinzas é o marco inicial da quaresma, acontece sempre um dia após o carnaval.
A variação nas datas da páscoa, carnaval, etc. está ligada ao calendário lunar. A páscoa, que originalmente é uma festa pagã, cai sempre no primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera (isso no hemisfério norte, aqui no sul é equinócio de outono).
A quaresma é um período de reflexão para os cristãos, muitos abdicam de coisas que consideram erros ou pecados neste período. Por exemplo, minha mãe tinha prometido não tomar sorvete, pois considera gula (tinha prometido, mas não vingou, no calor do último domingo ela acabou cedendo à penitência). Inicialmente o período de penitências e reflexões da Igreja Católica tinha três dias de duração, período foi estendi posteriormente, por volta do ano 350 d. C.
Segundo a doutrina cristã, a quaresma é também tempo de se renovar espiritualmente enquanto cristão. Praticamente toda religião ou doutrina tem um período específico para "renovar votos religiosos", neste período seus fiéis buscam seguir todos os dogmas de suas religiões.

A páscoa tem vários outros significados além do religioso de do comercial, mas cabe citá-los nesta postagem, que nem sequer é sobre a páscoa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: