terça-feira, 1 de novembro de 2011

Cultura inútil da terça #38

Ontem foi uma importante data e este blog não teve nenhuma postagem.

Ontem foi aniversário do Carlos Drummond de Andrade, ontem era o dia do mais famoso personagem folclórico brasileiro, o Saci Pererê. E também, ontem foi uma importante data festiva internacional, ontem foi Halloween, Ralou-in, ou como quiser escrever. Data conhecida como dia das bruxas, portanto, cara leitora, deixo meus parabéns pra vocês, atrasado, mas vale a intenção.

Amiguinhos, o tema da cultura inútil será então o HALLOWEEN!



As festividades do Halloween são oriundas da cultura anglo-saxônica e existem desde a antiguidade, não se sabe ao certo qual a origem.
Uma das hipóteses é a seguinte:
No pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1º de novembro, ocorria a noite sagrada (Hallow Evening em inglês) e daí então surgiu o nome Halloween.

Outra hipótese é de que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos (1° de novembro). Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.

A relação da festividade em questão com o dia das bruxas surge na idade média. Existia a "caça às bruxas", que condenava os que eram contra os princípios católicos, sendo assim, festas pagãs eram totalmente condenada. Sendo o Halloween uma das principais (senão a principal) festas pagãs, denominou-se então esta data como o dia das bruxas. Na cultura anglo-saxã o significado da data não é este, mas para nós, de cultura latina, é este o significado da data.

Tá, eu sei que esta postagem não foi publicada na terça, mas eu comecei a escrevê-la terça feira.

2 comentários:

  1. muito obrigada pela parte que me cabee e felicito vcs pelo dia de hoje se alguma mulher de TPM ler isso...kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. ontem eu achei q fosse sexta..
    hoje estou achando que é domingo..
    então não tava esperando a cultura inutil da terça!!!

    e se alguém prometeu me pagar no dia de São Nunca!! hoje é o dia!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: