terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cultura inútil da terça #45

Olá estimáveis leitores. No último sábado eu e o Martin tivemos a honra de sermos padrinhos de casamento do Marcony.

Eu poderia muito bem aproveitar o feriado de Natal para escrever curiosidades sobre a data, mas isso é clichê demais. Escreverei sobre o casamento mesmo.

Rituais de acasalamento existem entre os animais das mais diversas espécies, até mesmo algumas bactérias têm rituais de acasalamento. Com o Homo sapiens não poderia ser diferente.
Em cada cultura há um diferente ritual para o casamento, nas novelas você vê um pouco de como é o casamento na Índia, no Marrocos, no Japão, em tribos remotas e tudo mais. Telenovelas são as principais alimentadoras do sonho de se casar.
Nos casamentos da cultura ocidental a noiva se veste de branco, tem um bouquet e um véu.

Pois bem, a noiva se veste de branco porque uma rainha da Inglaterra resolveu aparecer assim no dia do casamento. Há todo um significado por trás da cor branca. Dizem que significa pureza e bla bla bla.
Que nada, as mulheres da corte resolveram imitar a amada rainha e a copiaram, daí virou modinha.

O véu é usado pra espantar mau-olhado e maldições. Também é usado pra mostrar a nobreza da noiva. Na Antiguidade o véu era usado para proteger o cabelo e a pele do sol, mulheres da nobreza o usavam para manter a pele branca, afinal, quanto mais branca a pele mais azul o sangue (entendeu né?). As daminhas de honra que entram com a noiva também servem para espantar mau-olhado e maldições. Se alguém lançasse algum feitiço, este cairia nas daminhas de honra, não nos noivos.

O bouquet tem a função de disfarçar o mau-hálito da noiva, pois não escovavam os dentes na Idade Média.
Jogar o bouquet significa que a noiva quer compartilhar a alegria do casório com os convidados. O negócio de que quem pegar o bouquet será a próxima vítima a se casar faz parte do espírito de reciclagem das flores.

O negócio de desperdiçar arroz jogando nos noivos tem o significado de fartura. Na China arroz é fartura, e  a tradição de jogar arroz nos noivos vem de lá.

O uso das alianças é costume do Egito antigo. Os faraós viam o círculo como o símbolo da eternidade (pois não tem fim) e o ouro é considerado o metal mais valioso (sabemos que não é, mas é acessível em toda parte do mundo).


Vejo estas como as principais curiosidades e tradições do casamento.
Neste Link há muito mais curiosidades. ;)


2 comentários:

  1. tadinha das daminhas de honra!!

    gostei da postagem.. acho o casamento um dos acontecimentos mais lindos na vida da mulher..
    neste dia ela é o centro das atenções, está linda e adorada por todos!!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei esse post uma bosta porque só ridiculariza tudo que algumas mulheres sonham durante a vida inteira. Casamento é clichê, é lindo, é um mooonte de tradição que foi mantida durante séculos.
    Pô, parou essa merdaê né!
    Respeita as menininhas que sonham em se casar de branco e BLA BLA BLA!!!! ¬¬

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: