terça-feira, 24 de maio de 2011

Cultura inútil da terça #15

Antes de mais nada vou pedir desculpas a vocês, queridos leitores, por não ter preparado algo bom (tá certo que nunca faço algo bom, mas semana passada consegui fazer pior) na última terça feira.
Esta será, possivelmente, a última postagem da Terça da Cultura Inútil que abordará a temática do número 7.
Já queria postar hoje algo não relacionado ao 7, mas quando vi que ainda não tinha falado sobre os gregos, resolvi que hoje o assunto será:
Os Sete Sábios da Grécia

Este assunto têm grande conceito histórico e cultural, principalmente para nós, ocidentais. A abordagem desta temática será breve, senão o assunto fica chato. Tentarei fazer com que a leitura seja agradável e bem humorada, leia até o fim.
Os sete sábios da Grécia Antiga são:
Tales de Mileto, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas e Quílon de Esparta.

Fique esperto com esses nomes, quando tiveres um filho, eis aí algumas opções de registro para criança. Periandro, por exemplo, é bem mais bonito que Diandro, e tem gente por aí com o nome de Diandro.


Todos os sábios viveram no período da fundação das polis (cidade), termo este que dá origem à palavra política.


Fora do âmbito mítico, vinte e dois homens foram citados como pertencentes ao grupo dos sete sábios, são eles (vai prestando atenção nos nomes): Tales, Pítaco, Bias, Sólon, Quilon de Esparta, Cleobulo, Periandro, Míson, Aristodermo (garanto que este estudou sobre pele), Epiménides, Leofanto, Pitágoras (a²=b²+c²), Anacarses, Epicarmo, Acusilau, Orfeu, Pisístrato, Ferecides, Hermióneo (Será que foi dele que a J.K. Rowling batizou Hermione?), Laso, Panfilo e Anaxágoras.
Marque esses nomes na listinha para batizar seu filho.

Como características, os sábios eram muito sintéticos em suas afirmações (O Orkut tem sido o maior aproveitador dessas afirmações, basta ler sua sorte do dia). De Sólon, temos: "Se sabes, cala"; de Bias: "Odeia o falar ligeiro"; de Cleobulo: "Ser ávido de escutar e não de falar" e de Quilon de Esparta: "Que a tua língua não corra à frente do teu pensamento". De Bias de Priene temos a seguinte máxima, profunda e atual: "A maioria dos homens é perversa"

Todos os sete filósofos sábios da Grécia Antiga tiveram suas máximas e preceitos.
O orkut ainda não começou a usar frases de Clarice Lispector, mas tem usado muito as frases dos sete sábios da Grécia.

Tales de Mileto


"A ignorância é incômoda" (As pessoas que se incomodam comigo que o digam)
"Conhece-te a ti mesmo" (Meu amigo com dupla personalidade colocou essa frase no perfil do Orkut)
"Espera receber de teus filhos, quando fores velho, o mesmo tratamento que dispensaste a teus pais" (Suzane Richthofen curtiu essa frase)
"Evita as palavras que possam ferir os amigos" (Vou twittar isso)
"Evita enriquecer por vias desonestas" (Avisa a galera do mensalão, é bom EVITAR)
"Evita os adornos exteriores e procura os interiores" (Não use tênis da Nike, procure usar meias e cuecas de marca)
"Perto ou longe, importa lembrar os amigos" (Mande um recadinho daqueles que brilham no Orkut)
"Quem promete falta." (Políticos, pensem nisso em época de campanha)
"Se és chefe, começa por saber dominar-te" (Ou seja, respire fundo e não mande ninguém ir tomar no cu, a menos que você seja empregado e esteja afim de se livrar do emprego).

Pítaco de Mitilene


"A ambição é insaciável" (Que mentira, depois de ser rico e ter tudo que quero, estarei satisfeito, a menos que esteja com sono)
"Ama a educação, a temperança, a prudência, a verdade, a fidelidade, a experiência, a gentileza, a companhia dos outros, a exatidão, os cuidados domésticos, a arte e a piedade." (Quanta baboseira)
"Dá-te ao respeito" (Vou me dar ao respeito porra nenhuma)
"Não faças o que não gostares que te façam" (Sou à fovor da pena de morte, principalmente se for por apedrejamento)
"Não reveles projetos para, se falhares, não seres motivo de troça" (Certeza que vou tirar 100 na prova de Termodinâmica)
"Saiba aproveitar a oportunidade" (Entrevista pra emprego na Petrobrás sábado de manhã? Não posso ir, tem baladinha na sexta à noite)
"Sábio é quem sabe discernir o futuro; o passado é passado, mas o porvir é incerto." (Isso quer dizer que tudo que estudei de história faz de mim um burro?)


Bias de Priene


"A maioria é perversa" (Tenha certeza que sou minoria)
"Adolescente, seja ativo; velho, seja sábio" (Sempre me senti velho, ou seja, sou sábio. DigDin DigDin)
"Aprende a saber ouvir" (Limpa esse ouvido, seu porco)
"Fala sempre com propósito" (Mesmo que  fale sozinho)
"Não sejas, nem mau, nem tolo" (Maldade e tolice são relativas)
"O cargo revela o homem" (Procure algum chefe legal)
"Persuade pelo bem, e nunca pela força" (Quem já jogou War comigo sabe que minha persuasão é sempre pelo bem, só não se sabe o bem de quem)
"Reflita nos teus atos." (Ah meu deus, o que foi que eu fiz?)
"Seja cuidadoso na realização de um projeto e, uma vez iniciado, prossiga sem desfalecimento." (Eu até era pessimista, mas daí vi que não daria certo e acabei desistindo)
"Vê-te num espelho." (Mas não fique se olhando no reflexo do vidro de algum carro, pode ter gente dentro e você posará de retardado)

Sólon de Atenas


"Aconselha o que for justo, não o que aches agradável" (Acho muito justo você me pagar uma pizza)
"Evita a mentira, confessando a verdade" (Tá, eu confesso, faltei aula porque dormi, não porque estava doente)
"Evita o prazer, se ele for causa de remorso" (Tenho que parar de beber)
"Guia-te pela razão" (Não pense que teu coração te levará ao lugar certo. Use um mapa, GPS, sei lá)
"Honra pai e mãe" (Richthofen tá bem cotada hoje, hein)
"Mede as tuas palavras pelo silêncio e o silêncio pelas circunstâncias" (Sim, eu vou falar menos)
"Nada em excesso" (Nem cerveja?)
"Nunca digas tudo o que sabes" (Não seja X-9)
"Procure ser honesto, porque a honestidade é melhor do que uma palavra honrada" (Tente não ser político)
"Respeita os amigos" (Faça isso quando for visitá-lo)
"Quando souberes obedecer, saberás chefiar" (Tento explicar isso pro meu cachorro)
"Se exiges a honestidade dos outros, começa por ser honesto" (Você que fura fila não tem moral nenhuma de reclamar de corrupção)
"Toma a peito as coisas importantes" (Escrever cultura inútil? Deixa comigo)

Cleóbulo de Lindos


"A medida é coisa ótima" (Pergunte aos estilistas e costureiros por aí)
"A sabedoria é preferível à ignorância" (Agora você entende porque tenho auto-estima =P)
"Aconselhe retamente os teus concidadãos" (Con o quê?)
"Casa com uma mulher da tua condição; se casares com uma rica, em vez de sogros arranjarás patrões" (Case com uma rica órfã)
"Considera inimigo público quem odiar o povo" (Emos não gostam de gente, não gostam do povo, eles são inimigos públicos)
"Cuidado com a língua" (Não tome nada muito quente, cuidado com o chimarrão)
"Evite a violência" (Se alguém te agredir, bata nesse alguém)
"Evite acariciar a tua esposa em público; quem a desfruta em público procede mal, mas quem a acaricia, desperta paixões fúteis" (Sem comentários, o recado tá dado)

Periandro de Corinto


"A democracia é preferível à tirania" (Hitler foi eleito numa democracia)
"Guarda os segredos" (Principalmente os seus)
"Indaga as palavras a partir das coisas, não as coisas a partir das palavras" (Ele quer dizer pra você dizer que tal coisa é tal adjtivo, não que tal adjetivo é tal coisa. Entendeu? Nem eu)
"O estudo abarca todas as coisas" (Inclusive o fim da minha vida social)
"Os prazeres são mortais, as virtudes, imortais" (O que é imortal? Não morre no final... E se distante é assim... Isso é.... IMORTAAAAAAAAAL)
"Um lucro desonesto é uma calúnia contra o espírito" (Isso já foi dito antes, tem sábio copiando coisa aí)

Quílon de Lacedemonia


"Cuida de ti mesmo" (Tome banho e penteie o cabelo)
"Foge dos intriguistas" (Tenho que fugir dos leitores deste blog, vivem fazendo intriga pro meu lado)
"Não desejes o impossível" (Achar a lâmpada mágica do Aladin é impossível?)
"Não maldigas dos outros, para não ouvires críticas desagradáveis" (Quero que a vizinha fofoqueira leia isso)
"Põe a razão antes da língua" (Já foi dito, esses sábios acham que apavoram com frases copiadas)
"Quando beberes, fala pouco para não cometeres indiscrições" (Parece que esses caras estão falando as coisas diretamente pra mim)
"Respeita os velhos" (Tento convencer meu sobrinho a me respeitar, não adianta)


Por hoje era isso. Abaixo segue o link de pesquisa sobre o assunto na Wikipédia. Teria muita coisa pra escrever, mas preferi fazer algo bem feito do que repetir o malfeito da semana passada.








Ah, o assunto da semana que vem não está relacionado à temática SETE. (Aleluia)

7 comentários:

  1. uau.. levei um susto!! pensei que hoje já era terça e nem tinha visto o dia passar.. ;p

    sua antecipação da cultura inutil da terça até que valeu a pena.. hj o tema estava mto interessante!!
    jurava que Bias era uma sábia!!

    Gostei das dicas de nomes e de seus comentários!! assim tira a visão de ctrl+C ctrl+V do texto!!

    E pra vc não sair por ai dizendo que sou "intriguista"... hj só vou dizer que mesmo sendo um texto longo, li até o final e valeu o tempo perdido com isso!!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk
    agora que vi!! caro escritor deste blog, vc postou na segunda-feira com data de terça!!

    isso não pode!! Lembre das palavras de Sólon:
    "Procure ser honesto, porque a honestidade é melhor do que uma palavra honrada"

    não pude deixar passar isso em branco, só pra ficar registrado a data do meu comentário antes da postagem.. kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. UAHuaUAHUhauHAUhuHUhuahuHA[

    "Pitaco do Metileno" e "Glóbulo dos Lindos"

    com nomes desse jeito só podiam ter inventado a comédia mesmo

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente agradeço pela lembraça do meu Lindo Nome!! (Esse povo com nome comunzinho tem é inveja)

    Sobre isso:
    "Cuida de ti mesmo" Pode ser feito um tratamento no cabelo tbm, pra melhorar um pouco!!

    Adorei o comentario do "Respeitar os amigos"

    So acho q esses filósofos ficam falando em palavras difíceis fala pro povão minha gente! Afinal hoje em dia escrever errado ja nao é mais errado.

    E vou postar junto com a postagem do cultura inutil!!
    :P

    ResponderExcluir
  5. Pítaco de Metilene me lembra Química Orgânica.
    Ah, a data da postagem tinha saído errado. Eu comecei a criar a postagem no domingo e não tinha programado, só salvo. Daí fui continuar hoje, na hora de publicar lembrei de programar, daí vi que tava salvo dia 22, pensei que 22 fosse segunda, daí programei pra meia noite do dia 23, mas 23 era segunda, quando vi o erro mudei pro dia 24. Pensei que a postagem se apagaria e seria postada no dia 24. Mas ela não se apagou.

    ResponderExcluir
  6. (no inicio eu achei que era Ctrl C + Ctrl V)
    Mas eu gostei dos comentários nos pensamentos, e aprendi que o termo 'COLAR' ja existia desde o tempo antigo, pq até os sábios(pilantras) copiavam pensamentos dos outros.

    ResponderExcluir
  7. "Não maldigas dos outros, para não ouvires críticas desagradáveis" (Quero que a vizinha fofoqueira leia isso)

    vou por isso na caixinha do correio da minha vizinha...kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: