Passaram-se 44 semanas desde a primeira postagem sobre cultura inútil neste blog. Quarenta e quatro são duas vezes dois patinhos na lagoa e hoje é dia 13, e 1+3=4 e 4 repetido duas vezes dá 44 e chega de enrolação.
Na última postagem sobre cultura inútil eu havia dito que o tema da cultura inútil de hoje seria o ronco.
Ronco, que pode ser também 'apneia do sono' é uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores durante o sono. Lá no google você verá um monte de termos científicos sobre isso, e várias explicações das causas e conseqüências de tal fenômeno. Se você assistir o 'Jornal Hoje' poderá também saber como parar de roncar.
Coisas que podem causar ronco:
Gordura: quem tem pescoço gordo tem maior tendência ao ronco, isso porque a gordura, de certa forma, obstrui a passagem do ar.
Rinite, bronquite, resfriado e similares: estão associados à grande quantidade de muco nas vias respiratórias, o que causa a obstrução das mesmas e, conseqüentemente, o ronco.
Smith, o ronco tem ligação com o que se está sonhando?
Pode ter ligação com o sonho sim, sua respiração pode estar associada ao que se está sonhando. Por exemplo, se estiver sonhando que se está correndo, nadando, ou algo do tipo, sua respiração será a similar à respiração que tu tem quando se está fazendo isso, logo, você pode roncar conforme o que você sonha.
A posição pela qual você dorme também influencia na respiração e nas vias aéreas. Sendo assim, o ronco pode também ser conseqüência da posição pela qual você dorme.
Smith, é verdade que velhos roncam mais?
Sim, a tendência de pessoas mais velhas roncarem mais se deve à perda de elasticidade da faringe (uma das vias aéreas) e do diafragma (músculo situado acima do abdômen, responsável pela respiração).
Smith, é mais comum homens que roncam do mulheres que roncam. Verdade ou mito?
Verdade. A incidência do ronco é maior em pessoas do sexo masculino devido ao fato de o homem ter mais gordura na região do pescoço e tórax, enquanto a mulher costuma 'engordar' mais no abdômen, quadril e pernas.
O ronco é considerado um grande causador de divórcios, afeta a auto-estima e a vida social das pessoas (não, dos cães).
Informações pessoais a respeito de mim mesmo:
Eu não ronco, mas tenho bastante problema com tal fenômeno, pois todos da minha família roncam.
E é verdade que eu não ronco, nunca ninguém reclamou isso de mim e já participei de várias 'noite do pijama'.
interessante as informações pessoais sobre vc mesmo!!
ResponderExcluirpergunta: por que vc faz pergunta pra vc mesmo??
eu ainda preferiria que a cultura inutil fosse sobre Alces!!
hasuhsuhsauhsua
Eu tenho dupla personalidade.
ResponderExcluir