terça-feira, 26 de abril de 2011

Cultura inútil da terça #11

Antes de mais nada vou responder a pergunta que deixei no último tópico de cultura inútil.
Como fica uma pedra depois que joga ela no Mar Vermelho?
R.: Molhada ¬¬

Agora voltamos com o bom e velho tópico da CULTURA INÚTIL DA TERÇA.
Mas antes uma charada:
Quem canta aquela música: ♫ Eu vou, eu vou, pra casa, agora eu vou... ♪ ? (Responda nos comentários, semana que vem eu darei a resposta certa).

O assunto a ser abordado hoje será: Os 7 anões.
(Você deve estar se perguntando até quando o assunto estará relacionado ao número 7, pois é, ainda tem muito o que falar...)





Os sete anões provém do filme "Branca de Neve e os Sete Anões" de Walt Disney. O nome dos anões são:
Atchim;
Dunga;
Dengoso;
Feliz;
Mestre;
Soneca;
Zangado.

Branca de Neve e os Sete Anões foi o primeiro filme/desenho longa metragem da história do cinema, lançado em 1937 e rendeu 1 Oscar e outras 7 mini estatuetas para Walt Disney.


Mestre foi escolhido para o líder do grupo porque passava a idéia de uma pessoa amigável numa posição de autoridade. Atchim foi inspirado no ator Billy Gilbert, que havia se tornado célebre por seu espirro hilário em vários filmes precedentes. Feliz era um contraponto perfeito para Zangado. Zangado é um personagem que possui uma crítica indireta a imprensa americana: representa os cínicos da plateia – aqueles que chamaram o filme de “a tolice de Disney”, que não acreditavam que um desenho animado poderia ser um dia, um longa metragem. Soneca e Dengoso eram nomes que davam margem a inúmeras possibilidades de ideias simpáticas e engraçadas. Dunga foi concebido como uma espécie de trapalhão chapliniano, mas paulatinamente o personagem foi se transformando num anãozinho ingênuo e simplório. Restava ainda a dificuldade de se encontrar uma voz adequada para ele, mas Walt Disney não gostou de nenhuma apresentada, optando assim por deixar Dunga sem falar. Dunga, chegou a ser cogitado ser chamado de “Surdo”, mas Walt Disney não queria transformar deficiências físicas em motivo de sátira. 
Mal sabia ele que anos depois Dunga tonara-se técnico da seleção brasileira de futebol, e que convocara Felipe Mello para jogar a copa do mundo.



Existe uma outra teoria que diz que os 7 anões correspondem exatamente aos 7 metais/planetas que os alquimistas designavam pelos mesmos símbolos usados na astrologia para os sete planetas. Alguns dos anões representam estas características dos metais e dos planetas, como por exemplo, Mestre, o mais velho dos anões representa o Sol (ouro), o líder. Feliz, representa a bonança e a fartura de Júpiter, gordinho e feliz. Juntos são os dois anões mais gordinhos na concepção de Disney. Em seguida temos Zangadorepresentando a Ira de Marte. Dengoso representando a beleza de Vênus. Sonecarepresentando a Lua e seu pecado capital preguiça. Atchim representando as atormentações de Saturno e Dunga representa Mercúrio, o mais rápido dos planetas, e também o menorzinho deles.
Não há como negar que Walt Disney, depositou em cada um dos anões uma personalidade que para ele teria um significado especial e muito maior, mas depois de muitos anos este mistério continua sem respostas. Milhares de teorias surgem a cada ano mas nenhuma tão conclusiva como se esperava.

Fontes de Pesquisa: Google, Wikipédia e algum blog qualquer.

P.S.: Semana que vem responderei a pergunta que fiz no começo desta postagem.
P.S.S.: Na próxima semana terá dois assuntos no tópico de cultura inútil: um com a temática 7, outro sobre assuntos inúteis quaisquer.

4 comentários:

  1. quem canta a musca é somente 6 anões, o dunga é mudo.. :D by lost

    ResponderExcluir
  2. Esta música é cantada pelos Corinthianos sempre em semi-final (ou até antes da semi-final) de libertadores..

    kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. aahh.. e como não poderia deixar de fazer..
    minha sugestão para proxima terça é:
    continuando na temática das outras terças.. Os 7 Dons do Espirito Santo

    ResponderExcluir
  4. Sobre o sete.. faz sentido:
    http://www.youtube.com/watch?v=3yTRAUad_zk&feature=related


    Abraço, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: