Será nos dias 28 e 29 de maio, em Toledo, a 1ª Virada Cultural. Prevista inicialmente para o mês de março, a programação foi transferida para maio e contará com 24 horas de diferentes atividades culturais, reunindo talentos da casa e convidados especiais. A programação será concentrada no Centro de Eventos Ismael Sperafico, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, ao ar livre, e no Teatro Municipal de Toledo. Em todos os locais, o acesso será livre. A programação começa no sábado, 28, às 18h, e estende-se até por volta das 22h de domingo, 29, com diversas atrações. Integrantes da comissão organizadora do evento reuniram-se na terça-feira, às 9h, na sala de reuniões do gabinete, para discutir detalhes da organização do evento.


“Estamos preparando um evento com diversas atrações, mesclando artistas da casa com convidados. Ainda estamos discutindo alguns detalhes e em breve poderemos anunciar alguns dos nomes convidados. Por enquanto, o que temos confirmado é a dupla Léo e Giba”, adianta o ouvidor geral do município, que integra a comissão organizadora, Lourival Neves Júnior. Segundo ele, o evento deste ano será uma pequena amostra do que se espera para novas edições no futuro, cada ano com mais atrações.
Os artistas locais interessados em participar da programação poderão inscrever-se na Casa da Cultura. Uma comissão vai avaliar os trabalhos inscritos e fazer uma seleção, considerando o número de participantes e a atividade desenvolvida. “Vamos precisar avaliar a necessidade de utilizar outros espaços e mesmo de selecionar os participantes em função do número de inscritos. Diversos artistas locais já entraram em contato, interessados em participar”, comenta a diretora do Departamento de Cultura (agora secretária de cultura), Rosângela Reche de Souza, que também integra a comissão organizadora. Entre os interessados em participar estão grupos musicais, de teatro, dança e demais artistas locais. As inscrições deverão ser feitas até o dia 20 de abril.
Além do envolvimento de praticamente todas as secretarias municipais, resgatando projetos e atividades culturais desenvolvidas, a comissão organizadora está buscando parcerias com outras entidades, como SESI, SESC entre outras, além da iniciativa privada. As entidades sociais igualmente estão sendo convidadas a participar da programação. A secretaria de Assistência Social manterá contato com as entidades para verificar o interesse destas em participar comercializando lanches e bebidas.

Fonte: Portal Toledo