As Secretarias de Cultura e Educação, juntamente com a Biblioteca Pública do centro, vão realizar na próxima segunda-feira,18, mais uma edição do projeto Cultura na Praça, desta vez, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, Monteiro Lobato.
O evento vai acontecer na Praça Willy Barth, em dois momentos. Um na parte da manhã com início às 9h, e outro à tarde, às 14h. Fazem parte da programação atividades musicais, livros para leitura e contação de histórias. As oficinas de música, com flauta e violino, vão ser orientadas por músicos da cidade e professores da Casa da Cultura, assim como, a contação de história.
Para participar das atividades estão sendo convidadas todas as escolas, os CMEIS e toda a comunidade. A responsável pela Biblioteca Pública do centro, Nancy Futagami, comenta sobre a programação. “A biblioteca vai disponibilizar livros, revistas, enfim materiais de leitura para todos os presentes. Vamos convidar também as pessoas que passarem pelo local para participar conosco”. Para ela, a data é muito importante, pois a leitura é fundamental para a vida. “Essa data é uma forma de incentivar, fazer a leitura entrar no dia–a-dia dessas crianças”, conclui.


História

No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, devido a data do nascimento de José Bento Monteiro Lobato. Ele nasceu no ano de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba.
Monteiro Lobato começou sua carreira escrevendo pequenos contos para jornais estudantis de colégios da época. Cursou Direito na Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre suas principais paixões, escrever e desenhar. Nesta fase, Lobato se relacionou muito com livros e obras filosóficas. Viveu um tempo como fazendeiro e foi editor de sucesso. Mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917.
Seu primeiro trabalho infantil foi “A Menina do narizinho arrebitado”. Depois dali, nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta.
Monteiro Lobato faleceu aos 66 anos de idade, deixando uma imensa obra para crianças, jovens e adultos.