quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cultura inútil da terça #8 (na quarta #2)


Eu tinha começado a escrever este post ontem, na terça feira, como o próprio nome sugere. Mas não terminei, pois tive que estudar pra prova que fiz hoje, tive que ir à oficina de teatro (que não teve, estamos sem professor agora), tive que buscar meu pai na rodoviária, e tive que estudar mais pra prova.
Mas continuemos.
Semana passada o tema sugerido para hoje tinha sido as 7 notas do Real, seguindo a temática de sempre falar das curiosidades sobre o 7.

Bem, o Real não é mais constituído por 7 notas, e sim por 6, quando começou eram apenas 5.
O plano Real foi feito em 1994, durante o governo Itamar (não, não foi durante o governo FHC, naquela época ele era apenas Ministro da Fazenda). O principal objetivo do plano Real era o controle da inflação. Para saber mais sobre o plano Real, clique aqui.

As primeiras de Real:


A nota de 100 (cem) reais é simbolizada pela Garoupa, a de 50 (cinqüenta 'ainda com trema') é simbolizada por uma onça pintada, a de 10 (dez) reais tem como símbolo uma arara, a de 5 (cinco) reais é simbolizada por uma garça e a de 1 (um) real tem um beija-flor como símbolo.
Depois dessas teve a nota de 2 reais, a nota de dez reais em homenagem aos 500 anos do Brasil, a nota de 20 reais, e por último, a nova nota de 1 real.
Todas as notas já lançadas do Real
Os animais que simbolizam as notas de 2 e 20 reais são a tartaruga marinha e o mico leão dourado, respectivamente.
Detalhe para nota de 10 Reais feita de plástico, o rosto nela estampado é do Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil.
Nas outras notas o rosto estampado é a Esfígie Simbólica da República, interpretada sob forma de escultura.

E agora, foram lançadas as novas notas do Real:
Não falarei sobre as moedas neste post. Talvez eu fale futuramente.



3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: