terça-feira, 10 de maio de 2011

Cultura inútil da terça #13 (ESPECIAL)

Na postagem anterior (que aparece acima dessa na página inicial do blog, porque eu programei pra essa ser postada 1 minuto antes daquela) o tema da cultura inútil foi: Os Sete Chakras.
Prometi falar sobre o número 13. Então falarei:


Por superstição, o número 13 é um número atribuído ao azar em muitas culturas. Devido a essa tradição é costume em alguns países não haver andares com o número 13 nos prédios. Nas corridas de Fórmula 1, geralmente não existe o carro com o número 13. No entanto, o número 13 por estar presente nos dias de calendário, é muito explorado pela Astrologia, e embora oculto na Astronomia, é também muitas vezes parte integrante de alguns símbolos. Quem tem medo do número treze sofre de triscaidecafobia.



A superstição que ronda o número 13 é, sem dúvida, uma das mais populares. Sua origem é pagã, e não cristã, como muitos pensam, e remonta a duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve no Valhalla, a morada dos deuses nórdicos, um banquete para o qual 12 divindades foram convidadas. Loki, deus do fogo, ficou enciumado por não ter sido chamado e armou uma cilada: ludibriou um deus cego para que este ferisse acidentalmente o deus solar Baldur, que era o favorito de seu pai, Odin, o deus dos deuses. Daí surgiu a idéia de que reunir 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.


Superstição da sexta-feira treze:

Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.


Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

Há mais teorias sobre superstições com o número 13 aqui:



No Brasil, o supersticioso do 13 mais famoso é o Zagallo:

Ele costuma dizer frases, ou palavras, que somadas suas letras o número resultante é igual a 13. Abaixo segue alguns exemplos:
CULTURA INÚTIL = 13 letras
DIGDIN SOU FODA = 13 letras
BRASIL CAMPEÃO = 13 letras
É TETRACAMPEÃO = 13 letras
É PENTACAMPEÃO = 13 letras
MARTIN X SMITH = 13 letras
ZAGALO SE FUDEU = 13 letras
ENGOLIR ZAGALO = 13 letras
















Sério, eu queria ver a tua cara contando letra por letra pra conferir se realmente dá 13 letras.








 


Queria ver tua cara quando contou as letras de MARTIN X SMITH, depois recontou e viu que o resultado dá 12 letras.

4 comentários:

  1. Eu não tinha contado!! ACREDITAVA na credibilidade dos donos deste blog.. é mas terei que mudar meus conceitos!!!
    kkkkk

    Ahh.. e coincidentemente ou não! Esta SEXTA-FEIRA será 13.

    ResponderExcluir
  2. o.O Serio que essa sexta é 13?? Isso é um sinal!! Bah!
    Mas eu contei sim o martin x smith kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Então. Foi tudo programado, quando criei o tópico da cultura inútil eu sabia que o 13° seria numa semana de sexta feira 13, daí eu falaria sobre isso. #NOT

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: