terça-feira, 21 de junho de 2011

Cultura inútil da terça #19

Salve Salve, estou feliz, as férias já estão chegando, é fim de semestre e não tenho mil provas pra estudar, essa é a vantagem de estar num curso anual.


Bem, chega disso, vamos postar Cultura Inútil.

Hoje com um assunto mais desenvolvido e que desperta a curiosidade das pessoas.

Escreverei sobre o SOLUÇO!

Definição básica:

Texto da Wikipédia com correções e comentários meus.

O soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que a contração forçará a entrar no estômago é expulso com um ruído característico.

Contração espamoquê?

Costuma ocorrer geralmente após a ingestão de líquido ou sólido.

Ou seja, quando ingerir gás, não ocorre.

Geralmente é benigno e auto-limitado, mas pode ser sintoma de uma doença crônica e necessitar de tratamento. Apesar de relatos anedóticos, o soluço em si não é fatal.

Um vizinho meu que tem soluço há 8 anos, ele se acostumou com o incômodo, é até difícil perceber seu soluço quando ele fala. Descobri há pouco tempo, numa conversa de buteco, eu pensava que era o jeito que ele falava, mas ele contou que tem soluço, daí percebi. Imagina que tenso isso.
O soluço benigno que geralmente sofremos, pode ser resolvido com a interrupção do ciclo respiratório segurando por alguns segundos a respiração. Fazendo isto, o diafragma será forçado a voltar a funcionar juntamente com a respiração e o soluço passa, mas pode continuar a ocorrer em alguns casos.

Um bom e belo susto, tiro e queda.


Abaixo são citados causas e soluções para o Soluço:


Lista de algumas possíveis causas para o soluço:
Bebidas carbonatadas (refrigerantes e outros que são gaseificados com gás carbônico)
Falta de água
Comer muito rápido
Ficar com fome por certo período de tempo
Tomar uma bebida gelada enquanto comendo uma refeição muito quente (nunca ouvi falar disso, sempre tomo refrigerante trincando de gelado durante as refeições quentes e nunca ouvi boatos de soluço) Comer pratos muito quentes ou picantes
Rir muito
Redução da temperatura corporal
Tossir
Bebidas alcoólicas em excesso (irc, eu tö legals)
Chorar compulsivamente (o "soluçar" do choro permite que o ar entre no estômago)
Fumar, em certas situações onde possa ocorrer inalação anormal
Falar durante muito tempo (causa do soluço de muitas mulheres)
Falta de vitaminas
Laringite
Refluxo gástrico
Sensação de alimento no esôfago
Irritação do tímpano (bah, essa é nova pra mim)
Quimioterapia
Anestesia geral
Cirurgia
Tumor
Infecções
Diabetes
Levantar-se muito rapidamente (isso me dá vertigens, mas nunca me deu soluço, a explicação está na queda de pressão, principalmente pessoas altas sofrem com isso, você está deitado, seu coração bombea sangue de forma a vencer somente as forças de atrito que há nas artérias e veias, você levanta rapidamente, o coração não se liga que tem que bombear com mais potência, a ponto de vencer as forças de atrito e a força gravitacional. Aprendi isso em fenômenos de transporte ;))
Vomitar
Falta de ar

Soluções


Dentre as soluções possíveis temos:
Beber Água
Manobra de Valsalva por alguns minutos (aumentar a pressão intra-abdominal); (tipo quando vai cagar)
Force um arroto - se o soluço for causado por excesso de ar, o arroto deve resolver o problema; (quando arroto muito, costumo ter soluço, essa solução, no meu caso, é uma causa)
Respire em um saco de papel por alguns minutos; (você vai parecer um idiota, mas deve funcionar)
Efetue gargarejos com água fria (e não gelada);
Tome alguns goles de água fria (e não gelada); (se o primeiro item não der certo, repita-o, mas com água fria, não com chimarrão)
Peça a ajuda de alguém para tampar-lhe completamente os ouvidos enquanto bebe um copo de água fria com a respiração presa; (Quem já experimentou fazer isso? Tá parecendo episódio de programinha de humor, tipo zorra total)
Permaneça deitado de bruços por algum tempo, esta posição força mais o diafragma fazendo com que ele retorne ao estado normal;
Prenda a respiração por alguns segundos;
Injeção de adrenalina; (Se estiver com soluço, pule de pára-quedas)
Susto; Veja Isso
Ingerir meio copo de leite sem açúcar, espesso e gelado. (Agora tá parecendo as receitinhas da Ana Maria Braga)
Coloque uma colher de açucar na lingua e engula devagar e sem respirar. (Receita de Nona)

    3 comentários:

    1. Uauu que susto que eu levei com o "veja isso"!!!!

      mas sabe que nas poucas vezes que tive soluço (causado por rir mto, chorar mto ou por passar frio, mas nuncaa por ter falado mto {acho que isso é invenção do blogueiro pra difamar nós mulheres}), sempre tentavam me dar um susto, mas nunca funcionou pra parar de soluçar..pelo menos pra mim não deu certo..

      Mas agora, graças a esta importantíssima sessão semanal, que a meu ver nem deveria ser titulada por "inutil" pois faz uma grande diferença em nossas vidas!!!, poderei utilizar outras opções pra solucionar uma possivel crise de soluço!!

      Só uma dúvida: como seria este "leite espesso"???? é de alguma raça diferente de vaca?? só consegui imaginar leite espesso, se misturado com amido de milho!!!

      ResponderExcluir
    2. Também me questionei quando li sobre o leite espesso. Acho que é um leite super integral, ou leite sem ser pasteurizado, ou seja, só se encontra no sítio.
      É, se pôr amido de milho fica uma massa de bolo. =P

      ResponderExcluir
    3. Pode ser a Nata do leite!! É espesso!!
      Líbera eu tenho uma solução que é tiro e queda! qndo estiver com muito soluço me chame, mas eu tenho q estar junto com vc pra fazer o que eh preciso :P
      Os meus soluços geralmente eu acabo com eles so controlando a respiração, ou arrotando junto com o soluço!!

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Aventureiros

    Piázada que escreve nessa bagaça: