terça-feira, 28 de junho de 2011

Cultura inútil da terça #20

A terça feira já está no fim e a cultura inútil ainda não foi postada.
Tá frio pra caramba e eu não tenho computador portátil. Ou seja, não foi fácil eu levantar da cama pra vir aqui e começar a postagem.

Antes de começar a postagem, segue uma charada.

"O que é, o que é: clara e salgada, cabe em um dedo, pesa uma tonelada...?"


A resposta da charada é justamente o tema da cultura inútil abordado hoje.


Antes que você pense que eu estou depressivo eu já te respondo que não. Estou de bem com a vida, o assunto é lágrima porque hoje me bateu a curiosidade sobre o porque lacrimejamos por diversos motivos.

Então comecemos la cultura inútil.

A lágrima ou fluido lacrimal é um líquido composto de água, sais minerais, proteínas e gordura (Não coma lágrima, senão tu engordarás), produzido pelas glândulas lacrimais (do sistema lacrimal) nas pálpebras superiores do olho humano para lubrificar e limpar o olho. É produzido em grande quantidade quando alguém chora.
 O filme lacrimal, que recobre a córnea e a conjuntiva bulbar (Conjuntivite é a inflamação dessa parada aí), é constituído por três camadas. A mais externa, formada por lipídios originados pela secreção das glândulas de Meibómio (Ei você que quer ter filho e ainda não sabe o nome, eis aí uma dica), tem como função atrasar a evaporação de água. A seguir a esta temos a camada aquosa, esta contém água (valeu Wikipédia, se não me avisasse que tinha água na camada aquosa, o que seria de mim?), sais minerais, complexos imunológicos, entre outras substâncias e é responsável por parte da oxigenação do epitélio corneal (taí, Epitélio é um bom nome pra eu dar ao meu animal de estimação) assim como por proporcionar à córnea uma superfície ótica regular e lisa. Por fim, a camada mais interna, em contato com a superfície corneal, é constituída por glicoproteínas (termos assim nem me assustam mais, biologia era um terror no ensino médio, mas agora estou superando isso, até sei o que é glicoproteína) segregadas pelas glândulas caliciformes (isso é algo que o Padre usa na missa?), permite que a fase aquosa hidrófila se espalhe sobre a córnea hidrofóbica (Por um mundo mais justo e igualitário, seja contra a hidrofobia), transformando a córnea numa superfície hidrófila.


Pronto, tá explicado o que é lágrima.
Eu normalmente lacrimejo por conta do vento. Conheço gente que lacrimeja por conta de ataques de risos, por felicidade, tristeza, sono e tudo mais.

A charada da lágrima não é minha, é de uma música dos Racionais MC's, Jesus Chorou.
Vale a pena ver a letra completa, veja aqui.

3 comentários:

  1. eu tbm lacrimejo passando maquiagem (lápis para olhos)...

    e sobre dicas de nomes para filhos, a Thai, o Diandro e a Elis são bons para criar nomes exóticos!!!

    ResponderExcluir
  2. É.. Dielitha é um nome bem exótico mesmo..
    será que significa o que ein!!! ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: