terça-feira, 5 de julho de 2011

Cultura inútil da terça #21

Ainda é terça-feira. Eu podia muito bem ter escrito isso antes, e dessa vez não tenho desculpa de estar estudando pra prova, fazendo relatório ou qualquer outra coisa. Estou de férias.

O assunto da semana me veio em mente na sexta feira, quando não se conseguia enxergar 10 metros à frente devido à neblina, bruma, névoa ou cerração.
A neblina é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor d'água se condense. Ao contrário da fumaça, a neblina não é tóxica. (é só água, tenha calma)

Em regiões muito úmidas e frias, quando a água evaporada choca-se com o ar frio pode condensar-se, isto é, formar gotículas. Mas nem todo esse vapor condensa-se, grande parte transforma-se em nuvens logo quando evapora. Essa grande parte de nuvem acumula-se e aumenta, formando a neblina, que ocorre mais em lugares com maior altitude, locais onde as nuvens predominam, como La Paz, (Bolívia); Quito, (Equador) e outras. Geralmente, a neblina deixa a umidade ao redor de 100%, devido às gotículas das nuvens, que condensam.

A neblina se forma mais frequentemente em lugares mais altos pois a pressão atmosférica é menor, o que facilita a condensação de vapor ou a formação de nuvens. Taí, estudo de termodinâmica também ajuda no entendimento sobre fenômenos climáticos.

No caso da neblina que houve por aqui, ela se deve à combinação de clima frio + alta umidade relativa. Tinha chovido pra caramba nos últimos dias.


A umidade relativa é a relação entre a pressão de vapor do ar (medida em pascal [Newton por metro quadrado]) e a pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo. O valor da UR varia entre 0 e 1 para condições até a saturação (e acima de 1 para condições supersaturadas) de acordo com a temperatura. Convencionalmente também é denotada em porcentagem. Em outras palavras pode se dizer que umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões). Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.



Na última sexta feira fomos tentar tirar fotos na neblina, quando utilizávamos o flash, a foto não ficava legal, as gotículas refletiam a luz e dava merda. Sem flash as fotos ficaram bacánas ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aventureiros

Piázada que escreve nessa bagaça: